O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

CONVERSA (PAVILHÃO) micro Macro

CONVERSA (PAVILHÃO) micro|macro

Conversa entre o artista Ryoji Ikeda e o arquiteto Nuno Brandão da Costa sobre o (pavilhão) micro|macro. Nesta conversa, artista e arquiteto estabelecem um diálogo criativo sobre a conceção e o desenvolvimento do (pavilhão) micro|macro. A conversa será moderada por Philippe Vergne, Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Ryoji Ikeda (1966, Gifu, Japão), um destacado compositor eletrónico e artista visual da atualidade, tem sido reconhecido como um dos mais radicais artistas a trabalhar no cruzamento entre artes visuais e a música. Orquestra de modo elaborado som, materiais visuais, fenómenos físicos e noções matemáticas em imersivas instalações e performances ao vivo.

Este projeto de um pavilhão temporário no Parque insere-se numa prática continuada de convidar artistas para criar e instalar trabalhos no património natural de Serralves. O pavilhão temporário foi concebido em colaboração com o arquiteto Nuno Brandão Costa, cujo escritório se situa no Porto.

Ryoji Ikeda já apresentou os seus trabalhos e exposições por todo o mundo, incluindo: Australian Centre for the Moving Image, Melbourne; MIT, Boston; Centre Pompidou, Paris; Festival Sónar Barcelona; Tate Modern, Londres; Irish Museum of Modern Art, Dublin; Auditorium Parco della Musica, Roma; lCC, Tóquio; Art Beijing; Göteborg Biennale; Elektra Festival Montreal; Le Fresnoy, Tourcoing; Yamaguchi Center for Arts and Media; Le Laboratoire, Paris; Museu de Arte Contemporânea de Tóquio; Ikon Gallery, Birmingham; Museu de Arte de Singapura; Festival Crossing the Line, Nova Iorque; Ars Electronica Center, Linz; Grec Festival, Barcelona; Aichi Triennale, Nagoya; Palazzo Grassi, Veneza; Armory Park Avenue, Nova Iorque; Barbican Centre, Londres; Museo de Arte, Bogotá; Hamburger Bahnhof, Berlim; Laboral, Gijon; Festival d’Automne, Paris; assim como em festivais de música eletrónica e pequenos clubes de DJs.

Nuno Brandão Costa formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1994, onde se doutorou em 2013 e leciona desde 1999. Foi assistente dos Professores Domingos Tavares e Pedro Ramalho, e é atualmente professor auxiliar do Projeto 4, unidade curricular que leciona desde 2001. Com José Miguel Rodrigues, foi coordenador da opção E — “Teoria e Práticas de Projeto” — do programa de doutoramento da FAUP. Entre 1992 e 1993 realizou um estágio curricular no ateliê Herzog & de Meuron em Basileia, Suíça, e entre 1993 e 1997 colaborou com José Fernando Gonçalves e Paulo Providência no Porto. Em 1998 inicia a sua prática na sequência do 1º prémio no Concurso para o projeto da Biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu em 2004 o Prémio Revelação e Mérito Jornal Expresso — SIC, em 2008 o Prémio Secil, em 2011 o Prémio Vale da Gândara e em 2021 o Prémio AICA.

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/conversa-pavilhao-microormacro/

CONVERSA (PAVILHÃO) micro|macro

Data

12 Nov 2022
Desde

Hora

15:30
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »