
Conversa ARTE E NORMALIDADE
O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) assinala o Dia Mundial da Saúde Mental com uma conversa sobre Arte e Normalidade, inserida no programa paralelo da exposição temporária PORTRETO DE LA ANIMO ART BRUT ETC., que integra o projeto Arte e Saúde, lançado pelo MNSR em 2022.
Promovida com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, a conversa realiza-se a 11 de outubro, às 18h00, e junta o médico psiquiatra António Roma Torres, antigo Diretor da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar São João, a Heitor Alvelos, investigador em Arte e Design e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, numa moderação de Hugo Barreira, docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória). Esta será a primeira de diferentes conversas que partem da exposição PORTRETO DE LA ANIMO ART BRUT ETC., com peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre associadas a processos de autorrepresentação, e produzidas, maioritariamente, em contextos de doença, que dialogam com peças do acervo do MNSR. Neste ciclo de conversas pretende-se proporcionar momentos de reflexão e debate sobre a articulação entre arte e saúde mental, tema que atravessa grande parte das obras em exposição.
ENTRADA LIVRE INSCRIÇÕES comunicacao@mnsr.dgpc.pt
António Roma Torres Médico Psiquiatra, foi Diretor da Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar São João (Porto). Membro co-fundador da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e da Federation of European Psychodrama Trainig Organizations (FEPTO); Membro eleito do Board of Directors (2001-2009) da Internacional Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP). Crítico de cinema do Jornal de Notícias (1975-2001), do semanário Voz Portucalense (1971-1974) e da revista de cinema A Grande Ilusão (1984-1996). Autor de vários livros sobre Cinema e sobre Saúde Mental. Heitor Alvelos Pioneiro na implementação de Design Research em Portugal, quer como membro do Conselho Científico para as Ciências Sociais e Humanas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, quer como diretor do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) da Universidade do Porto. Desde 2006 Heitor tem vindo a desenvolver I&D no âmbito do Programa UT Austin|Portugal em Medias Digitais, onde trabalhou como diretor de relacionamento (2010-2014), sendo curador do FuturePlaces Medialab para a Cidadania desde 2008. Atualmente é Presidente do Conselho Cientifico da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Autor de vários artigos sobre arte e a transgressão dos seus limites. Hugo Barreira Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória), é licenciado em História da Arte, assim como Mestre e Doutor em História da Arte Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação principais são a Arte, Arquitetura e Cultura da Época Contemporânea, a Cinematografia e a História Local.
Sobre o Dia Mundial da Saúde Mental Com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental, a Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health) criou, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que se assinala anualmente a 10 de outubro. Este ano, sob o tema “A saúde mental é um direito humano universal”, a campanha global visa colocar a saúde mental num quadro de direitos humanos para reformular a aspiração de uma boa saúde mental como um direito humano fundamental. A iniciativa visa envolver indivíduos, comunidades e instituições em todo o mundo, com o objetivo de capacitar a defesa popular da causa da saúde mental e a sua relação com os direitos humanos. Projeto Arte e Saúde O projeto Arte e Saúde do Museu Nacional Soares dos Reis pretende promover a Arte como uma terapêutica e forma de prevenção da doença. Em parceria com o Centro Hospitalar Universitário Santo António, têm vindo a ser realizadas várias iniciativas como visitas temáticas ao museu e atividades para os profissionais de saúde e utentes, um núcleo expositivo instalado em diferentes espaços públicos, como o Hospital Santo António, o Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso e Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, e a entrega de um voucher de valor reduzido para os utentes e acompanhantes visitarem o Museu Nacional Soares dos Reis.