O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

CONVERSA

CONVERSA “ACTS OF REMEMORY” – Serralves

Bilhetes 🎟 

“ACTS OF REMEMORY”, uma conversa com Ekow Eshun, autor e curador britânico, apresentada por Philippe Vergne, Diretor do Museu de Serralves e curador da exposição “Mark Bradford: Ágora”.

Até 19 de junho, o trabalho do consagrado artista americano Mark Bradford (Los Angeles, 1961) estará patente em Serralves, na sua primeira apresentação em Portugal. Centrada na produção artística de Bradford dos últimos três anos, para quem a mitologia da Antiguidade tem sido desde sempre uma fonte de inspiração, a exposição “Mark Bradford: Ágora” inclui uma nova série de pinturas, tapeçarias e trabalhos sobre papel baseados em A caça do Unicórnio, um conjunto de tapeçarias produzido nos Países Baixos por volta de 1500, e Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a entrada para o Inferno e o mundo subterrâneo. Ao abordar estes temas, o artista sugere um paralelismo entre questões da atualidade e a Idade Média, o período em que a arte caiu refém da peste, o mais medieval de todos os perigos. “Ágora” pretende ser um espaço de reflexão e discussão da atualidade, partindo do trabalho de Bradford e recorrendo aos tempos medievais como metáfora para as tensões sociais e os conflitos contemporâneos.

Esta conversa partirá do núcleo de obras patentes na exposição, complementando e aprofundando o ensaio de Ekow Eshun “Acts of Rememory”, redigido especificamente para o catálogo da exposição, onde são abordados temas como a noção de identidade, a violência policial e urbana, a história racial da América, a diáspora negra, etc.

A conversa será em inglês.

CONVERSA “ACTS OF REMEMORY” – Serralves

Data

27 Jan 2022
Desde

Hora

19:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »