
Concerto de Órgão – Catedral do Porto
No dia 22 de julho, sábado, às 18 horas, na Catedral do Porto, vai ocorrer um Concerto de Órgão pelos alunos finalistas do Curso de Música Litúrgica da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, tendo por base algumas das obras que apresentaram no exame final de Órgão do referido Curso. Ana Filipa Fonseca, Carla Sofia Caldas, João Paulo Martino e Joaquim Moreira, da classe de Órgão do professor Tiago Ferreira, vão interpretar obras de Zoltán Kodály, Théodore Dubois, Jean Langlais, Olivier Messiaen, Felix Mendelsshon, Zoltán Gárdonyi e Johann Sebastian Bach. Veja-se o programa do concerto. A entrada é livre.
O Concerto é uma oportunidade de abertura da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos comunidade, dando a conhecer algum do melhor trabalho realizado.
A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado desde 1971. Reintegrada no Centro de Cultura Católica do Porto em 2001 e mantendo a ligação ao referido Secretariado, a Escola fornece aos alunos as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios que a comunidade cristã lhes pede no âmbito da liturgia. A proposta da Escola junta à séria e aprofundada preparação técnica a imprescindível formação bíblica e litúrgica, de modo que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da ação litúrgica. Com um plano de estudos que conjuga disciplinas de tronco comum com disciplinas específicas de cada Curso, a Escola propõe os Cursos de Acólitos, Leitores e Música Litúrgica (Curso de Salmistas, Curso Preparatório e Curso Geral).