O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

CICLO O QUE A MINHA DANÇA DIZ VERA MANTERO

CICLO O QUE A MINHA DANÇA DIZ VERA MANTERO

Baseado numa Ideia, Práticas, Trabalhos e Textos de Vera Mantero;

Conceito e Direcção Artística Ștefania Ferchedău;

Coreografia e Performance Vera Mantero e Mădălina Dan;

Cenário Andrei Dinu;

Som e Direcção de Cena Alexandros Raptis, Alexandru Andrei;

Identidade Visual Daniel & Andrew Studio (Andrei Turenici);

Tradução e Edição Alina Șerban, Diana Bularca, Claudia Lie;

Produção The Institute of the Present;

Co-produção O Rumo do Fumo

Só podemos observar o passado. A cada momento, o presente que vivemos torna-se o passado de outra pessoa. O mesmo pode ser dito sobre o modo como o nosso olhar encontra a imensidão do universo ou as histórias pessoais. A distância percorrida pelo olhar para encontrar o seu objecto transforma tudo em passado.

Como a história se torna movimento, como um tema ou um interesse se torna movimento, o que pode ser enunciado através do movimento e que procedimentos utilizar, são questões centrais do processo de trabalho do projecto LUCKY DUST.

Como é que a história se transforma em movimento, como é que um tema ou um interesse se transforma em movimento, o que pode ser proferido através do movimento e que procedimentos utilizar são as questões que estão no centro da performance “”Lucky Dust””, criada por Vera Mantero, Mădălina Dan e Ștefania Ferchedău, numa coprodução romeno-portuguesa do The Institute of the Present e d’O Rumo do Fumo.

Provocados por uma selecção de escritos e performances da coreógrafa portuguesa Vera Mantero, datados maioritariamente do final dos anos 80 e dos anos 90, juntamente com textos recentes escritos durante o processo de trabalho em 2022 e 2023, e gerou dois solos interpretados por Mădălina Dan e Vera Mantero.

Um corpo é o que nós somos no mundo. Depois há uma série de coisas que podemos fazer e que nos podem projectar materialmente para fora dele. Mas não podemos sair temporariamente do nosso corpo, não o podemos fazer até que uma dor passe, por exemplo. Ninguém se pode livrar do seu corpo, não se pode ser para além dele. É como se houvesse realmente um destino, um destino corporal: tudo o que estiver para acontecer no nosso corpo (de bom ou de mau) que não possamos dominar.

[Vera Mantero, O Meu Corpo e o dos Outros, 1988]

“Somos a nossa era, somos os nossos demónios, somos a nossa energia. Corpo anatómico, corpo fantasmático, corpo humoral, corpo fixo de biografia, conservação do corpo-persona artístico, auto-sabotagem do corpo de vida real. Camaradagem de hormonas, emoções intensas, erupção de sentimentos. Hormonas que nos deformam, nos emaciam, nos tornam outros. Só podemos desafiar tudo isto com uma enorme gargalhada explosiva.”

[Mădălina Dan, Entities, notas do processo LUCKY DUST 2023]

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/performance-lucky-dust/

CICLO O QUE A MINHA DANÇA DIZ VERA MANTERO

Data

12 Nov 2023
Desde

Hora

17:30
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »