O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

ÇHÂÑT ÉLECTRÓNÏQÙE no CCOP

ÇHÂÑT ÉLECTRÓNÏQÙE no CCOP

c¸ha^n~t e´lec?tro´ni¨qu`e e´ um colectivo internacional de mu´sicos com vontade de explorar as potencialidades da mu´sica tradicional e da electro´nica. Vindos de seis pai´ses e dois continentes – Argentina, Portugal, Croa´cia, Bo´snia e Herzegovina, Franc¸a e Irlanda – encontram-se pela primeira vez em Portugal em 2019 para uma ruminac¸a~o colectiva sobre a transic¸a~o das fronteiras das suas heranc¸as culturais. Como colectivo, junta-os a vontade de ver combinadas tradic¸o~es de canto polifo´nico com sintetizadores e padro~es e texturas electro´nicas. O a´lbum de estreia “c¸ha^n~t e´lec?tro´ni¨qu`e vol. 1”, lanc¸ado em Novembro de 2020 foi o primeiro passo de va´rios nesta jornada. Voltaram a juntar-se na Normandia em Novembro de 2020 para transformar o album em concerto, e recebem a primeira proposta para participar num programa de rádio. Pareceu-lhes uma boa alternativa-temporária ao facto de não poderem tocar, e acabaram por participar em programas em Franc¸a, Croa´cia, Se´rvia, Reino Unido, Austra´lia, Estados Unidos, entre outros, tendo colaborado com estac¸o~es como a BBC, Worldwidefm, Hotel Radio Paris e KPFA, criando playlists e podcasts, acompanhados por entrevistas em torno da necessidade de multiplicar ou reinventar contextos quer para a mu´sica tradicional, quer para a mu´sica electro´nica.

Apesar de o primeiro album ter sido produzido à distância, foi sempre pensado como manifesto ao encontro.
Em Julho deste ano fizeram (finalmente) uma tour de lançamento do primeiro album na Croácia, e desta vez voltam a encontrar-se em Portugal para mais.
O concerto conta também com alguns temas-surpresa do segundo a´lbum, que se encontra em construção, com data de lanc¸amento prevista para 2022.

“Embarca´mos nesta enorme viagem de investigac¸a~o de canc¸o~es polifo´nicas! Literal e figurativamente. Queri´amos ouvir o que emergia quando essas antigas tradic¸o~es do canto encontrassem sintetizadores, baterias electro´nicas e computadores. Sa~o canc¸o~es ta~o robustas que sobreviveram atrave´s dos se´culos. Sa~o como montanhas e e´ como montanhas que desmedidamente as amamos e respeitamos. Queri´amos ver como elas se sentiriam num contexto electro´nico. Foi muito divertido fazer essa explorac¸a~o e fica´mos encantados ao descobrir que, como as montanhas, as canc¸o~es continuam fortes.”

PREÇOS

ÇHÂÑT ÉLECTRÓNÏQÙE no CCOP

Data

28 Out 2021
Desde

Hora

21:30
CCOP -Círculo Católico dos Operários do Porto

Localização

CCOP -Círculo Católico dos Operários do Porto
R. do Duque de Loulé 202, 4000-053 Porto
Website
https://www.facebook.com/auditorioccop/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »