O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Caim ou a Divina Cegueira - Teatro Estúdio Fontenova

Caim ou a Divina Cegueira – Teatro Estúdio Fontenova

26 Janeiro 21h30 Caim ou a Divina Cegueira Teatro Estúdio Fonte Nova Setúbal/Portugal M/16 100M Entrada Livre

Em “Caim”, Saramago narra com ironia e sarcasmo uma versão crítica dos episódios do Antigo Testamento. Caim, o primeiro dos assassinos, deriva solitário pelo tempo e pelos povos, questionando o dogma religioso que tudo justifica, e confrontando directamente o Deus bíblico ancestral, negligente e impiedoso. Em ambos se assomam as imperfeições da natureza humana.

Levamos agora esta história ao palco pela primeira vez em Portugal. Sujeitámo-nos a horas de debate sobre o livro, o autor, a política, a religião e a fé. Seguiram-se ponderações inadiáveis sobre o cartaz, a sinopse, o cenário, os figurinos, a música e a interpretação. Porque é “Caim” uma obra tão revolucionária hoje? O que podemos nós acrescentar às palavras de Saramago? Como pode o humor ser a coisa mais séria do mundo?

Tal como Deus e Caim, a única coisa que sabemos é que continuámos a discutir, e que a discutir estaremos ainda… até ao fim dos tempos. Hoje pensar é um acto revolucionário. Pensemos!

Texto A partir da obra “Caim” de José Saramago Dramaturgia Armando Nascimento Rosa e José Maria Dias Encenação José Maria Dias Assistência de encenação Rosa Dias Co-criação e Interpretação Clara Passarinho, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, João Mota, Patrícia Paixão, Sara Túbio Costa, Tiago Bôto e Wagner Borges Cenografia José Manuel Castanheira Desenho de luz José Maria Dias e Rosa Dias Música Jorge Salgueiro Apoio ao movimento Iolanda Rodrigues Figurinos Maria Luiz Sonoplastia Emídio Buchinho Luminotecnia Rui Alves Fotografia Helena Tomás Vídeo integral e teaser Bere Cruz, Inês Monteiro Pires e Sandro Pereira Música do teaser Sandro Pereira Design de comunicação e produção executiva Tomás Anjos Barão Arranjos e manutenção de guarda-roupa Gertrudes Félix Agradecimentos Elsa Mouzinho, FISIC – Centro de Medicina Física Doutor Rui de Moura e Gertrudes Félix.

 

Caim ou a Divina Cegueira – Teatro Estúdio Fontenova

Data

26 Jan 2023
Desde

Hora

21:30

Localização

Fórum da Maia
R. Eng. Duarte Pacheco, 4470-136 Maia
Website
http://www.visitmaia.pt/pages/14/?geo_article_id=111
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »