O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Aulas de Biodanza - Grupo Regular de Iniciação

Aulas de Biodanza – Grupo Regular de Iniciação

Na Biodanza não é necessário saber dançar, são promovidos e estimulados os movimentos naturais, descondicionados de cada participante. O tema das próximas aulas será as categorias de Movimento como Leveza. Qual o movimento que gostarias de dançar? As aulas de Biodanza em Grupo Regular Semanal decorrem no Porto às terças feiras às 20,30h na Casa das Cores na Rua Costa Cabral, 1008. Inscrições: 969 191 689 Música e movimento Rolando Toro, criador da Biodanza na década de 60 do seculo XX, diz que a biodanza “propõe integrar e desenvolver potenciais humanos através da dança, música e situações de encontro em grupo”.

Os exercícios de biodanza estão organizados a partir de um modelo teórico baseado na biologia, antropologia, psicologia e sociologia, as chamadas ciências da vida. É, assim, um processo que envolve o corpo ao nível neurológico, endócrino, imunológico e emocional. A música é o instrumento de mediação entre a emoção e o movimento corporal, uma linguagem universal acessível a crianças e adultos de qualquer época e região que estimula a dança expressiva, a comunicação afetiva e a vivência de si mesmo. A biodanza tem a sua inspiração nas origens mais primitivas da dança já que o primeiro conhecimento do mundo, anterior à palavra, é o conhecimento pelo movimento. A dança consiste em gestos, expressões e movimentos plenos de sentido vital, movimento de vida, ritmo biológico, ritmo do coração, respiração, movimento de intimidade. Na biodanza o grupo é essencial no processo de mudança pois estabelece novas formas de comunicação e vínculo afetivo. É no grupo que cada participante encontra suporte afetivo e permissão para o contacto e expressão da própria identidade. A emoção e a vivência experimentadas constituem o princípio regulador das funções neurovegetativas, ativando-as ou moderando a sua atividade. Benefícios da biodanza Os benefícios da prática da biodanza são variadíssimos. São observados ao nível da integração motora (ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos), da autorregulação sistêmica (equilíbrio neurovegetativo e eliminação de sintomas psicossomáticos), do aumento da resistência imunológica, do aumento da energia vital e disposição para a ação e do aumento da alegria e coragem de viver (ampliação da perceção de ser parte da totalidade).” Parte de um artigo de Eva Falcão.

Curioso/a? As aulas de Biodanza em Grupo Regular Semanal decorrem no Porto às terças feiras às 20,30 h na Casa das Cores na Rua Costa Cabral, 1008.

Inscrições: 969 191 689 Bem hajam e ate já

Aulas de Biodanza – Grupo Regular de Iniciação

Data

23 Jan 2024
Desde

Hora

20:30

Localização

Casa das Cores
Rua de Costa Cabral, 1008 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »