O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

ATIVAÇÃO DA OBRA Blackout DE ALLORA & CALZADILLA

ATIVAÇÃO DA OBRA Blackout DE ALLORA & CALZADILLA

Jennifer Allora (1974, EUA) e Guillermo Calzadilla (1971, Cuba) são uma dupla de artistas que vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. Com uma abordagem ancorada na pesquisa de campo, bibliográfica e documental, o seu trabalho investiga as intersecções entre história, política, ecologia e cultura material através do uso de diversos meios artísticos, como performance, escultura, som, vídeo e fotografia.

Na exposição Entelechy que apresenta uma retrospetiva do trabalho dos artistas, em Serralves, podemos ver Entelechy (2021), Lifespan (2014) e Blackout (2020), como exemplos da colaboração entre os artistas, que serão ativadas durante a exposição, em parceria com músicos e performers da cidade do Porto.

Blackout

Uma relíquia da explosão de um transformador elétrico em Porto Rico, responsável pelo apagão em toda a ilha em 2016, é reimaginada como um aparelho de afinação. A produção de um evento vocalacústico escava, sob a forma de música, os fluxos, acumulações, excessos e eventuais colapsos da rede elétrica. Fragmentos de isolantes elétricos de cerâmica e bobinas de transformadores da Autoridade Elétrica de Porto Rico (PREPA), juntos numa massa amorfa de cobre eletricamente carregado, são agrupados numa espécie de central elétrica monstruosa. A equação entre condutividade e resistência é incerta e deixa em aberto a possibilidade de transmissão ou rutura.

Esta assemblage escultórica torna-se o locus de uma performance vocal em que o evento de um apagão elétrico funciona como diretriz composicional. Trabalhando pela terceira vez com o prestigiado compositor americano David Lang, os artistas conceberam uma matriz sonora cuja expressão plena se desdobra ao longo de toda a exposição e abrange fontes humanas e mecânicas. A composição original utiliza uma citação de Benjamin Franklin e, embora mantendo as próprias palavras impercetíveis, transforma-a num mecanismo de controlo da própria música.

A citação diz: “Prosseguindo com estas Experiências, quantos belos sistemas construímos, os quais logo nos vemos obrigados a destruir! Se não se descobrir outro Uso para a Eletricidade, pelo menos este é notável, porque pode ajudar a tornar humilde um Homem vaidoso.”

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/23-set-blackout-1689351032044/

ATIVAÇÃO DA OBRA Blackout DE ALLORA & CALZADILLA

Data

23 Set 2023
Desde

Hora

16:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »