O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

As músicas da Lusofonia hibridismo, zonas de contacto e ouvidos diaspóricos

As músicas da Lusofonia: hibridismo, zonas de contacto e ouvidos diaspóricos

15.º Curso Livre de História da Música

O presente módulo foca as músicas do espaço lusófono num período de intensa transformação. Tem início com a Conferência de Berlim, que estabeleceu novas regras para a exploração europeia da África, e termina com a Primeira Exposição Colonial Portuguesa. Nesse período, de intensa mudança, transformaram-se as cidades e a relações entre territórios. Géneros musicais híbridos, como o maxixe e a morna, desenvolveram-se em contextos urbanos e músicas africanas foram recolhidas por exploradores e missionários. Companhias teatrais circulavam no espaço atlântico e transportavam géneros musicais que se fixaram nas primeiras gravações fonográficas. Grupos de danças tradicionais africanas apresentavam-se nas cidades europeias em eventos glorificadores dos impérios. A disseminação do jazz após a Primeira Guerra Mundial reconfigurou essa relação de forças. Neste módulo, procuramos acompanhar a cultura do modernismo popular criada por músicas que se estabeleceram e disseminaram nas diásporas, do Rio de Janeiro a Paris, passando por Lisboa, Cabo Verde Angola e Moçambique.

Formador

João Silva

Maiores de 6 anos

Público Geral

Informações Gerais

Ao inscrever-se para este evento, está a inscrever-se para as três sessões do módulo, a realizar nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, das 17:30 às 19:15. Não é possível inscrever-se para uma sessão individual.

Fonte: https://casadamusica.com/event/as-musicas-da-lusofonia-hibridismo-zonas-de-contacto-e-ouvidos-diasporicos/?selected_session=12705

As músicas da Lusofonia: hibridismo, zonas de contacto e ouvidos diaspóricos

Data

15 Jan 2024
Desde

Hora

17:30
Casa da Música

Localização

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-casa-da-musica-porto/
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »