O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

AROOJ AFTAB - Casa da Música

AROOJ AFTAB – Casa da Música

A primeira artista paquistanesa a vencer um Grammy regressa a Portugal a 1de Novembro, no Teatro Maria Matos, Lisboa, e a 2 de Novembro, na Casa da Música, Porto.
Depois de arrebatar o público português no Rock in Rio, Lisboa, e no Theatro Circo, Braga, Arooj Aftab continua a acrescentar datas a uma tour internacional que volta a incluir dois concertos em Portugal. Para além de passagens por festivais como Glastonbury, Le Guess Who? e Roskilde, a artista soma ainda o Pitchfork Music Festival (Chicago), o Salaam Festival (Manchester) e o OFF Festival (Polónia), entre muitos outros países.
O som de Arooj Aftab flutua entre o minimalismo clássico e a nova era, poesia devocional sufi e trance eletrónico, estruturas de jazz e estados de puro ser. O crescente sucesso do seu trabalho tem sido particularmente notório desde o lançamento do mais recente álbum “Vulture Prince” que para além de figurar nas principais listas de melhores álbuns de 2021 e apresentações no Tiny Desk e KEXP, lhe valeu ainda um Grammy.
Arooj Aftab é filha de pais paquistaneses expatriados na Arábia Saudita. Aos 10 anos, voltou para a sua cidade natal, Lahore, Paquistão. Lá aprendeu de forma autodidata a tocar guitarra enquanto se aventurava a cantar ao ouvir Billie Holiday, Hariprasad Chaurasia, Mariah Carey e Begum Akhtar. Nessa altura, Arooj vivia num país onde o acesso à internet era difícil e faltavam os meios para promover a música independente. Mesmo assim, começou a fazê-lo no início dos anos 2000, ao lançar as suas versões dos temas “Mera Pyaar” e “Hallelujah”, que se tornaram virais e deram início à cena indie paquistanesa. Em 2005, mudou-se para os Estados Unidos e licenciou-se em produção musical, engenharia e composição de jazz no Berklee College of Music de Boston.
“Bird Under Water” foi o primeiro álbum de Arooj, lançado em 2014, e foi muito aclamado pela crítica. Trabalhou como editora no documentário “Armed With Faith” (2017), tendo ganho um Emmy Award em 2018. “Siren Islands” foi o seu segundo álbum lançado em 2018, pela New Amsterdam Records, e, mais uma vez, apreciado pela crítica onde fez parte da lista “As 25 melhores músicas clássicas de 2018” pelo The New York Times. O seu terceiro álbum “Vulture Prince” chega em 2021 através da New Amsterdam Records. Este novo trabalho integrou as listas de melhores lançamentos de 2021 do The Guardian, 6Music, NPR, Pitchfork, TIME, Uncut, Songlines Magazine recebendo elogios da crítica sem precedentes. Em 2022, a cantora e compositora ganha o prémio de Melhor Performance de Música Internacional pela sua canção “Mohabbat” nos 64º Grammy Awards, tornando-se assim a primeira artista paquistanesa a ganhar um Grammy.

AROOJ AFTAB – Casa da Música

Data

02 Nov 2022
Desde

Hora

21:00
Casa da Música

Localização

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-casa-da-musica-porto/
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »