O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Apresentação do livro

Apresentação do livro “Prontuário de fotógrafos e casas comerciais de fotografia” no Porto por Nuno Resende

O «Prontuário de Fotógrafos e Casas Comerciais de Fotografia do Porto ~1840~1980», resulta de um trabalho de investigação dos estudantes do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Através de várias fontes históricas, procurou-se mapear a evolução e distribuição das casas comerciais de fotografia no Porto, o seu tempo de atividade e o seu impacto na História Urbana. Lugares de produção de imagem, de afluência e de influência, quer de processos e de práticas, quer enquanto polos culturais, as casas de fotografia sofreram, com a chegada do digital, uma extinção em massa. Dessa perda resultou, não só o fim desses sítios de sociabilidade, mas a memória visual associada a milhares de indivíduos que a eles acorreram. Com este Prontuário espera-se abrir caminho à consciência sobre estes fazedores de imagens, a sua importância histórica e artística e a dos seus arquivos, uns perdidos, outros próximo do fim.
Esta obra foi editada em formato digital pelo CITCEM – Centro Transdisciplinar de Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, em papel, apoiada pela SantResende, Lda, do eng.º João Pedro Santos.
NOTA BIOGRÁFICA
NUNO RESENDE
Nuno Resende (Cinfães, 1978) é professor auxiliar, com nomeação definitiva, no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História de Arte Portuguesa (d. 2102), mestre em Estudos Locais e Regionais (2005) pela Universidade do Porto e licenciado em História (2001) pela Universidade do Minho.Tem investigação publicada nas áreas de História da Arte (Época Moderna e História da Fotografia), História das Populações e Micro-História, Paisagem e Território (em especial estudos hodográficos) e Metodologia aplicada à análise de Fontes Históricas. Coordenou a 2.ª fase de inventário do património religioso móvel na Diocese de Lamego (2005-2007), foi editor científico e coautor na obra «O Compasso da Terra: a arte enquanto caminho para Deus» (2006), autor de «Vínculos Quebrantáveis» (edição da sua dissertação de mestrado) (2012) – e de vários trabalhos e artigos nas áreas acima referidas, e outras, nomeadamente a tese de doutoramento, intitulada: «Fervor & Devoção» Património, culto e espiritualidade nas ermidas de Montemuro (séculos XVI a XVIII), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2012.

Apresentação do livro “Prontuário de fotógrafos e casas comerciais de fotografia” no Porto por Nuno Resende

Data

15 Jan 2022
Desde

Hora

17:00 - 18:00

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »