O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Apresentação do livro de fotografia Celebração da Primavera de Renato Roque

Apresentação do livro de fotografia “Celebração da Primavera” de Renato Roque

No sábado, 6 de maio, pelas 15h, decorre a apresentação do livro de fotografia “Celebração da Primavera” de Renato Roque, por Teresa Soeiro.

 

Celebração da Primavera, de Renato Roque

Hoje são raras as festas que envolvem toda uma comunidade. Festas como o Serrar da Belha, que Renato Roque documentou nas imagens do seu livro Celebração da Primavera, numa pequena aldeia do concelho de Mirandela. Imagens que acompanham o dia e a noite de um velho ritual de morte do Inverno, que vai permitir o renascer da natureza…

Os elementos estruturais da festa passam aqui nestas imagens: o excesso de ruído que apela ao desprendimento do espírito e da consciência, (aqui devidamente fornecido por instrumentos tradicionais,) o choro e as lamentações das carpideiras privadas de um Inverno simbolicamente representado pelo boneco de palha que exibe toda a sua potência, a procissão propícia a todos os exorcismos, o excesso de comida e bebida, (o centro lateral da festa é o café/taverna e a sopa que se prepara é gratuita), o inevitável contraste entre o branco e o preto, (o bem e o mal, as máscaras brancas que lembram penitentes em folia e a Primavera cheia de rendas e flores. O fotógrafo não deixou de apostar na coincidência esclarecedora das flores que invadem o mato, auspício de uma morte que se impõe…

O dizível e o indizível percorrem a aldeia de Vale de Telhas, é assim que as lendas se renovam. E a noite é o lugar de tudo o que pode acontecer. É da noite, com imagens magníficas, que Renato Roque, suplanta a narração documental por imagens de autor. Muitas destas imagens podem perfeitamente ser desligadas da narrativa de fundo: vivem por si mesmas. Negritude e luz, como aqueles céus a pontuar o todo. E aquela – única – imagem de cor traz-nos todo o calor da festa. A noite é, ainda, mágica e cheia de subentendidos e aqui, nestas imagens, entendemos melhor o sortilégio da festa da ressurreição da Primavera.

Tereza Siza em Celebração da Primavera

 

 

NOTA BIOGRÁFICA:

Renato Roque nasceu no Porto há muitos anos, nas Fontainhas, a olhar o Douro e a ver passar os comboios.

Nos anos 80 descobriu que era possível contar histórias com a fotografia e que essa era a forma certa de expressar as suas dúvidas e de questionar as suas certezas. Desde essa altura que exerce uma atividade regular em fotografia, e mais tarde também na escrita. Foi realmente a fotografia que, desde muito cedo, exigiu o seu compromisso com a palavra escrita.

Fez exposições individuais, participou em coletivas, foi cúmplice em muitas atividades culturais.

Publicou vários livros de fotografia, livros de ensaio sobre fotografia, mas também livros de ficção.

Apesar de autodidata por vocação, completou em 2009 na Universidade do Porto o Mestrado em Multimédia com o projeto fotográfico “Espelhos Matriciais”, sobre retrato fotográfico e identidade.

Frequenta a FLUP, onde tem concluído, desde 2013, várias cadeiras avulsas de várias licenciaturas.

 

 

site: http://www.renato/ http://roque.com/

blog: http://www.renatoroque.com/umaespeciedeblog/


Apresentação do livro de fotografia “Celebração da Primavera” de Renato Roque

Data

06 Mai 2023
Desde

Hora

15:30

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »