Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

António Caramelo - Comércio Ilícito no Maus Hábitos

António Caramelo – Comércio Ilícito

António Caramelo – Comércio Ilícito no Maus Hábitos

14/1/2021 —» 17/2/2021

Comércio Ilícito I, II, III | António Caramelo

Ciclo “Poético ou Político?” com curadoria de João Baeta

[Entrada Livre]

“A produção desta série de imagens para esta exposição teve um ponto de coincidência imprevisível o facto do convite ser surgido na altura em que realizava mais uma tentativa de (re)leitura do A Moeda Viva (Pierre Klossowski, 1970), livro no qual , partindo do argumento da hipótese repressiva de que o capitalismo industrial foi acusado de ter um efeito amortecedor na vida emocional, se enuncia a teoria erótica da economia (conceito de ‘valor de uso’ através do erotismo), teoria essa essencial para a compreensão das relações entre capitalismo, afectos e o desejo.

O interesse sobre este texto em particular advém do contexto da necessidade premente de se repensar e reavaliar as relações económicas no sistema artístico, reformulando o conceito de ‘valor de uso’ através do erotismo, e exploração da relação entre o corpo e realidade moldada por sistemas económicos. Num acto de puro exercício de reducionismo abstracto e gestáltico (ou de pura pubephilia), surgiram/construíam-se as 3 imagens elaboradas para a exposição a partir recolha, no espaço privado e público, de pelos púbicos – os vulgares «pentelhos» ou “pensamentos” como em A Comédia de Deus, João César Monteiro.”

António Caramelo

//

António Caramelo

ANGOLA, 1969

Vive e trabalha em Oeiras.  Artista visual, tem realizado, desde 1999, diversas exposições individuais e coletivas tanto em Portugal como no estrangeiro. Colabora e desenvolve projectos ligados à sound art, com diversos concertos e apresentações. Comissariou diversas exposições, nomeadamente as que desenvolveu entre 2004 e 2008 na Plataforma Revolver com João Fonte Santa. Em 2016 na exposição “Que farei eu Com esta Espada?”na  Zaratan.  Foi responsável entre 2014 e 2016 também na Zaratan, pela programação das Sessões da Buganvília, um cruzamento entre video-arte e música.

Tem colaborado e desenvolvido diversos projectos ligados à música, e áudio e video para teatro e dança contemporânea. É programador do Sunsetnoise, evento ligado às artes sonoras e música experimental.

Licenciou-se em Escultura na FBAUL (1998), mestrado em Media Art, MECAD – Universidade de Ramon Llull, Barcelona (2007) e é doutorando na Universidade de Belas Artes de Lisboa.  Foi docente na Universidade de Évora entre 2001 e 2015 no Curso de Artes Visuais-Multimédia.

 

António Caramelo – Comércio Ilícito no Maus Hábitos

Saco Azul

 

[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

14 Jan 2021 - 17 Fev 2021
Expired!

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.