![António Caramelo - Comércio Ilícito no Maus Hábitos](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/2021/01/Antonio-Caramelo-Comercio-Ilicito.jpeg)
António Caramelo – Comércio Ilícito
António Caramelo – Comércio Ilícito no Maus Hábitos
Comércio Ilícito I, II, III | António Caramelo
Ciclo “Poético ou Político?” com curadoria de João Baeta
[Entrada Livre]
“A produção desta série de imagens para esta exposição teve um ponto de coincidência imprevisível o facto do convite ser surgido na altura em que realizava mais uma tentativa de (re)leitura do A Moeda Viva (Pierre Klossowski, 1970), livro no qual , partindo do argumento da hipótese repressiva de que o capitalismo industrial foi acusado de ter um efeito amortecedor na vida emocional, se enuncia a teoria erótica da economia (conceito de ‘valor de uso’ através do erotismo), teoria essa essencial para a compreensão das relações entre capitalismo, afectos e o desejo.
O interesse sobre este texto em particular advém do contexto da necessidade premente de se repensar e reavaliar as relações económicas no sistema artístico, reformulando o conceito de ‘valor de uso’ através do erotismo, e exploração da relação entre o corpo e realidade moldada por sistemas económicos. Num acto de puro exercício de reducionismo abstracto e gestáltico (ou de pura pubephilia), surgiram/construíam-se as 3 imagens elaboradas para a exposição a partir recolha, no espaço privado e público, de pelos púbicos – os vulgares «pentelhos» ou “pensamentos” como em A Comédia de Deus, João César Monteiro.”
António Caramelo
//
António Caramelo
ANGOLA, 1969
Vive e trabalha em Oeiras. Artista visual, tem realizado, desde 1999, diversas exposições individuais e coletivas tanto em Portugal como no estrangeiro. Colabora e desenvolve projectos ligados à sound art, com diversos concertos e apresentações. Comissariou diversas exposições, nomeadamente as que desenvolveu entre 2004 e 2008 na Plataforma Revolver com João Fonte Santa. Em 2016 na exposição “Que farei eu Com esta Espada?”na Zaratan. Foi responsável entre 2014 e 2016 também na Zaratan, pela programação das Sessões da Buganvília, um cruzamento entre video-arte e música.
Tem colaborado e desenvolvido diversos projectos ligados à música, e áudio e video para teatro e dança contemporânea. É programador do Sunsetnoise, evento ligado às artes sonoras e música experimental.
Licenciou-se em Escultura na FBAUL (1998), mestrado em Media Art, MECAD – Universidade de Ramon Llull, Barcelona (2007) e é doutorando na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Foi docente na Universidade de Évora entre 2001 e 2015 no Curso de Artes Visuais-Multimédia.
António Caramelo – Comércio Ilícito no Maus Hábitos
[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]