O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

ANITO — Marionetas, espíritos e futuros ancestrais no Teatro Municipal do Porto

ANITO — Marionetas, espíritos e futuros ancestrais no Teatro Municipal do Porto

🌿 ANITO — Marionetas, espíritos e futuros ancestrais no Teatro Municipal do Porto

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, às 21h30, o Auditório do TMP – Campo Alegre acolhe o espetáculo ANITO, uma criação de Justin Talplacido Shoulder & The Future Folklore Collective, que funde marionetas, performance e mitologia filipina numa experiência visual e sensorial única.

📅 Datas: 17 e 18 de outubro de 2025
🕤 Horário: 21h30
📍 Local: TMP – Campo Alegre, Auditório
💸 Bilhete Plateia: 9€
🔞 Classificação etária: Maiores de 12 anos (entrada permitida a partir dos 3 anos)
Duração: 60 minutos

Sobre o espetáculo:
ANITO é uma evocação contemporânea de mitologias antigas — um “folclore futuro” — baseado na crença ancestral filipina de que todas as entidades, vivas ou não, são habitadas por uma força vital, um espírito: os anitos.

Com raízes na espiritualidade animista, na cultura queer e na performance corporal, o espetáculo abre um portal onde megafaunas dançam no tempo profundo, raízes ancestrais rompem estruturas coloniais e ecologias encantadas revelam mundos possíveis, mutáveis e poderosos. A performance é conduzida por marionetas feitas à mão, figurinos exuberantes e som ao vivo, criando uma paisagem onírica de beleza assombrosa e brutalidade poética.

🌀 Um convite à contemplação do invisível, à escuta das vozes da terra e à imaginação de futuros paralelos, através de um ritual performativo que une corpo, espírito e matéria.

🎭 Ficha Artística:
• Direção, interpretação e co-conceção: Justin Talplacido Shoulder
• Interpretação e co-conceção: Eugene Choi
• Design de produção: Matthew Stegh, Justin Talplacido Shoulder
• Figurinos: Matthew Stegh, Anthony Aitch, Justin Talplacido Shoulder
• Design de som e partitura ao vivo: Corin Ileto
• Mentoria e colaboração: Victoria Hunt
• Luz e visuais: Fausto Brusamolino
• Técnica de figurinos: Brenda Lam, Anthony Aitch, Luna Aquatica
• Produção: Jason Cross (Insite Arts)
• Agradecimentos especiais: Marrugeku & Talking Bodies

🌏 Apoios internacionais:
O projeto foi apoiado pelo RISE Fund (Governo da Austrália), Create NSW, e a Creative Australia, em colaboração com RISING, Sydney Festival e MONA FOMA.

🎟️ Adquira já o seu bilhete e mergulhe nesta viagem entre o espiritual e o imaginário, onde tradição, identidade e futuro se entrelaçam num espetáculo de rara intensidade.

Data

17 - 18 Out 2025

Hora

21:30

Localização

Teatro Campo Alegre
Rua das Estrelas, 4150-762 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-do-campo-alegre/
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »