
Angélica Salvi e La Skimal – Sinestesia
Angélica Salvi e La Skimal – Sinestesia
19 de Setembro
Concerto no âmbito do 16.º Circular Festival de Artes Performativas
synesthesia é um projeto de criação e composição audiovisual de Angélica Salvi e La Skimal que junta harpa e vídeo eletroacústicos. O projeto conta histórias enquanto projeta paisagens oníricas e um ambiente improvável de sensações abstratas. As imagens projetadas interagem com luz, sombras e som em tempo real.
La Skimal usa os quatro elementos (fogo, água, terra, ar) como inspiração para criar novas dimensões dentro das projeções, enquanto Angélica Salvi muda o som da harpa com dispositivos electrónicos que manipulam sua dimensão física (dinâmica, timbre, duração ou volume). O resultado é uma série de arquiteturas audiovisuais que se desenvolvem no tempo e no espaço.
Cada peça é flexível o suficiente para permitir que o ouvinte entre numa hipnose curta ou duradoura, ampliada, esticada, alongada, expandida ou aumentada, o que dá origem a mantras férteis por meio das diversas ferramentas visuais e de áudio. Essa busca pela liberdade dentro de uma estrutura permite que os artistas adaptem cada peça para cada concerto de acordo com as circunstâncias, contexto e humor. Portanto, as composições são sempre diferentes para cada performance sem perder sua essência. As gravações ao vivo da harpa permitem que os sons de primeiro plano e de fundo se espalhem, criando uma sensação de perspectiva, que cria ilusões sonoras agradáveis ou neuróticas, sombras que mudam com luz, figuras fantasmagóricas, apofonia, miopia e daltonismo, adaptável e orgânico estruturas que sugerem um certo estado meditativo através de texturas ambíguas repetitivas, drones, diferentes ambientes e efeitos especiais. O resultado é uma sinestesia (imagem e som) em perfeita harmonia e consonância.
_____________________
Mais informações e programa completo do 16.º Circular Festival de Artes Performativas em circularfestival.com/circular/programa
_____________________
O Festival é organizado pela Circular Associação Cultural, conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde e é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Cultura/ Direção-Geral das Artes.
Angélica Salvi e La Skimal – Sinestesia