O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Água Negra – Ministros da Noite a partir da obra de Ana Barradas

Água Negra – Ministros da Noite’

17 de março, 21h00
Biblioteca da Quinta da Caverneira
“Água Negra – Ministros da Noite”, a partir da obra de Ana Barradas
Teatro Falado (comunidade de leitores)
Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia

Uma dramaturgia a partir da obra “Ministros da Noite – o Livro Negro da Expansão Portuguesa” de Ana Barradas, que pretende dar a conhecer o outro lado da expansão portuguesa, ou quinhentos anos de encobrimentos, subsídios para a desmontagem do discurso oficial que desde a época salazarista tem condicionado a mentalidade portuguesa e que o 25 de Abril não chegou a pôr em causa – apresentando-se hoje com um discurso tão próximo do tempo do Estado Novo, nacionalista e xenófobo, em nome da identidade de um povo que “deu novos mundos ao mundo” como se o “outro” mundo nada nos tivesse dado.
«Deixem-se de tretas os que afirmam não terem culpa por só terem nascido depois, ou terem apenas dois ou três anos no 25 de Abril, somos todos filhos das mesmas crenças e mitos. A História continua a ser um romance da capa e espada inspiradora de todos os Walt Disneys. Volto à minha escola. À nossa escola, ao nosso passado. Os nossos heróis misturavam-se com as personagens de ficção. Sabíamos quem eram os maus. Não havia dúvidas.
Os meninos deviam todos ser exemplarmente bem comportados e virtuosos. Respeitadores da família, da ordem e da moral. Pobres mas asseados e obedientes. Divinamente limpos. Hoje! Sabem o que é que realmente eu gostava ?! Gostava de me sentir um pouco melhor com tudo isto.» – Carlos Curto

Este texto foi levado ao palco pelo Teatro Art’Imagem, em 1998, no Auditório do Teatro Carlos Alberto, no Porto, com encenação de Carlos Curto.
Leitura: Micaela Barbosa

Gratuito.

Condições de acesso de acordo com as normas da DGS em vigor à data do evento.

Água Negra – Ministros da Noite’, a partir da obra de Ana Barradas

Data

17 Mar 2022
Desde

Hora

21:00

Localização

Quinta da Caverneira
Av. Pastor Joaquim Eduardo Machado, 4425-163 - Águas Santas
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »