
Abertura da retrospetiva Às Voltas com Cronenberg
“Introduction to The Memory Personality”, de Jeremy Shaw Um de seis artistas com afinidades à obra de Cronenberg convidados pelo Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) e pelo Museum of Contemporary Canadian Art (MOCCA) a integrar a exposição “David Cronenberg: Transformation” (2013), Jeremy Shaw amplia uma obra pré-existente com vídeo, música e fotografia Kirlian — técnica usada para captar descargas elétricas — para explorar estados mentais alterados através das valências estéticas e científicas dos psicadélicos. O espectador entra sozinho numa cabine com imagens de um scanner cerebral, onde recebe instruções hipnóticas para deixar o subconsciente vir à tona e é desafiado a abraçar um estado psíquico transcendente.
“Stereo”, de David Cronenberg A primeira longa-metragem do cineasta acompanha um grupo de voluntários que participa numa experiência parapsicológica focada na telepatia, capacidade que devem desenvolver através da exploração sexual. Desprovido de som, salvo uma narração que parece saída de um manual científico, o filme é um laboratório de experimentação, com uma deslumbrante fotografia a preto e branco, do tríptico corpo-mente-tecnologia que perpassa quase toda a sua obra.
Às Voltas com Cronenberg Tanto amado como odiado, não será ousado dizer que David Cronenberg é um dos mais inventivos e influentes cineastas da história do cinema. Cronenberg construiu um percurso entre o terror e a ficção científica para dar corpo às inquietações sobre as idiossincrasias e contradições humanas da sociedade moderna. Ao longo de cinco décadas, trabalhou muitas vezes fora do circuito comercial e dos pressupostos de Hollywood. A sua filmografia, edificada entre uma lente mais visceral ou metafórica, coroou-o mestre do body horror. Neste ciclo dedicado ao realizador, o mais completo até à data em Portugal, exibimos todas as suas longas-metragens, assim como curtas-metragens da sua autoria, filmes que o marcaram de outros autores, e ainda obras abertamente influenciadas pelo seu cinema.
Programa completo: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/as-voltas-com-cronenberg/
Abertura da retrospetiva Às Voltas com Cronenberg