O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A Voz dos Objetos NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

A Voz dos Objetos // NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

A Voz dos Objetos // NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

A voz dos objetos, ciclo de conversas em torno de objetos do espólio do Museu de História Natural da U.Porto

Acerca deste evento

A VOZ DOS OBJETOS

Um ciclo de conversas semanais, em que os curadores do MHNC-UP revelam as histórias por trás dos objetos.

Em julho e agosto, sempre às quartas-feiras, pelas 21h00, no Pátio do Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (à Cordoaria).

Este evento está integrado no programa AS NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

____________

PROGRAMA:

7 JUL | 21:00 – A Voz dos Objetos | BÁCULO EM XISTO, com Rita Gaspar, curadora de arqueologia e etnografia do MHNC-UP

O báculo em xisto que vemos na imagem pertence ao conjunto de oferendas votivas colocadas na Anta do Couto de Enchares, no Crato, há mais de 4500 anos. Este tipo de oferendas é específico do megalitismo do sul da Península Ibérica. Qual o seu significado? Nesta sessão daremos a conhecer este extraordinário objeto e as histórias que tem para nos contar.

***

14 JUL | 21:00 – A Voz dos Objetos | OS COLIBRIS DO MUSEU, com Ricardo Jorge Lopes, curador de aves do MHNC-UP e investigador do CIBIO-InBIO

A coleção de colibris do MHNC-UP integra mais de um milhar e meio de exemplares, todos obtidos no século XIX. Estes exemplares foram cedidos à Universidade do Porto no principio do século XX, provenientes de uma das maiores coleções particulares em Portugal. Nesta sessão, iremos dar a conhecer algumas curiosidades sobre a vida e obra do seu proprietário original, José Braga Júnior, e da casa no Porto onde esta coleção estava exposta. Iremos apreciar o valor estético e histórico daquela que é a mais simbólica das coleções de aves do MHNC-UP, e discutir a relevância dos colibris, com a sua diversidade de bicos, plumagens e formas, para a realização de estudos evolutivos.

***

21 JUL | 21:00 – PACOTES DE HERBÁRIO: Das expedições de campo do séc. XXI aos espécimes de briófitas do MHNC-UP, com Helena Hespanhol, colaboradora do MHNC-UP e investigadora do CIBIO-InBIO

O Herbário do Porto (PO) contém cerca de 22000 espécimes de briófitas (incluindo musgos, hepáticas e antocerotas), colhidos desde 1837 por 61 coletores diferentes, que têm sido ativamente catalogados e informatizados nos últimos anos. Nesta sessão iremos apresentar um conjunto particular de espécimes de briófitas armazenados no Herbário do MHNC-UP, como resultado de várias expedições de campo realizadas em Portugal, em diferentes ecossistemas naturais, entre 2002 e 2015. Aproveitando como ponto de partida estas expedições realizadas no séc. XXI por investigadores portugueses, iremos contar as histórias por detrás dos espécimes, destacar as descobertas científicas mais recentes e divulgar a importância de alguns espécimes para o conhecimento científico, em particular, da briologia portuguesa.

***

28 JUL | 21:00 – A Voz dos Objetos | UMA RÃ COM MAIS DE 100 ANOS… NOVA PARA A CIÊNCIA!, com Luís Ceríaco, curador-chefe do MHNC-UP

Em 1903, no sudoeste de Angola, o naturalista portuense Francisco Newton coletou um espécime de rã no âmbito de uma expedição promovida pela Academia Politécnica do Porto. A identidade desta rã passou despercebida durante quase 120 anos, vindo a ser descrita como uma espécie nova para a ciência apenas este ano. Nesta sessão, contaremos a história de como investigadores do MHNC-UP e estudantes da Universidade do Porto redescobriram esta espécie, demonstrando como, por vezes, é possível encontrar estes e outros segredos bem guardados nas coleções dos museus.

***

4 AGO | 21:00 – A Voz dos Objetos | ROCHAS DO ESPAÇO: A COLEÇÃO DE METEORITOS DO MUSEU, com João Muchagata, curador de mineralogia e paleontologia do MHNC-UP

Estrelas cadentes, luzes nos céus, pedras de fogo… O Sistema Solar inspirou, desde sempre, o imaginário humano, seduzindo-nos e incentivando-nos à exploração espacial. Nele, existe uma imensidão de rochas, conhecidas como meteoros, meteoritos, cometas e asteróides. Algumas destas rochas extraterrestres acabam por entrar em rota de colisão com o nosso planeta, atingindo por vezes a sua superfície. Pensa-se que estas poderão ter tido um papel vital na origem da água e da vida na Terra. Mas também se sabe que alguns destes corpos celestes têm a capacidade de causar catástrofes a uma escala global – os eventos de extinção em massa. Nesta sessão, iremos revelar alguns dos segredos dos meteoritos da coleção do MHNC-UP, apresentando as suas diferentes características e origens, e explorando alguns exemplos do folclore e fascínio suscitados por estes corpos celestes.

Data

14 Jul 2021 - 04 Ago 2021
Desde

Hora

21:00

Localização

Museu de História Natural e Ciência da U.Porto
Campo dos Mártires da Pátria 81, 4050-368 Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »