O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A Salto - Auditorio Municipal De Gondomar

A Salto – Auditorio Municipal De Gondomar

A in skené – Companhia de Teatro, com o apoio do Município de Gondomar, apresenta, nos dias 28 e 29 de outubro às 21.30 horas e 30 de outubro às 17.30 horas, a peça “A Salto”, com encenação e texto de João Ferreira a partir da pesquisa coletiva da própria companhia e de textos originais de Lígia Silva e Pedro Melo.

NOTA DE ENCENAÇÃO

São pássaros sem asas, que sobem esta serra, a salto.
Porquê?
“Será aqui? Será aqui?”
Durante meses entrevistámos (conversámos) com emigrantes portugueses.
Saíram de cá à procura de uma vida diferente. Uns fugidos entre serras, outros de bilhete de avião na mão, com coragem, medos, expectativas, com histórias de sucesso e de insucesso. Uns chegaram. Outros não.
Esta interrogação sobre o porquê da partida nasceu com o espetáculo Aurora, que nos levou numa viagem sob o mediterrâneo, com recuos ao passado, às vidas dos portugueses em terras de França, com a exposição da dura realidade dos refugiados do nosso presente.
Este novo espetáculo conta-nos histórias, que se confundem, que se misturam e se encontram nesta serra imensa, que se escondem no fumo das estações de comboio, como uma névoa matinal.
Entre os anos 60 e a atualidade, há sempre um muro que nos esconde parte da realidade. Há um vento de inverno sempre presente, que nos lembra das mudanças de estação, que nos enrijece a alma. Ficamos secos, como uma árvore no pico do Outono. E há uma alegria de criança, há um mundo de sonho, sem tempo nem espaço que acompanham estas histórias e nos permitem sempre sonhar. Batem asas sem conseguirem voar.
Uns chegam. Outros não.
O ser humano é assim, inquieto. Insatisfeito. Errático. Perfeito.
Uma viagem sobre todos nós, que fugimos da guerra, da pobreza, da monotonia, do céu cinzento, das barreiras e de nós mesmos.
A Salto.

FICHA TÉCNICA

ENCENAÇÃO | João Ferreira
ELENCO | Carolina Cardoso, Adelino Moreira, Amália Freitas, Marlene Santos, Diogo Barbosa, Pedro Melo, António Alves, Pedro Horta, Francisco Reis, Inês Rocha, Manuela Brandão, Nuno Teixeira, Lígia Silva
DESENHO DE LUZ | Pedro Abreu
CENOGRAFIA | João Ferreira, Joana Sousa e José Santos
CARTAZ | Tiago Moreira / A partir de fotografia de Gérald Bloncourt e de Paulo Nogueira
FOTOGRAFIA | Joana Sousa
VÍDEO | Ricardo Pita e Ana Gomes
PRODUÇÃO
in skené – Associação Cultural
APOIOS
Câmara Municipal de Gondomar
Junta de Freguesia de Gondomar S.Cosme, Valbom e Jovim

Fonte: https://www.cm-gondomar.pt/eventos/a-salto/

A Salto – Auditorio Municipal De Gondomar

Data

28 - 30 Out 2022
Desde

Hora

21:30

Localização

Auditório Municipal de Gondomar
Av. 25 de Abril 103, 4420-356 Gondomar
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »