O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

“A Saga de um Só”, de Z´Figueiredo – Apresentação de livro

Apresentação do livro “A Saga de um Só”, obra de estreia na literatura do escultor luso-brasileiro Z´Figueiredo, com a presença e participação do autor, que viajou de São Paulo expressamente para o efeito, e também do actor Gil Filipe.

Sobre o autor

Nascido numa aldeia da Beira Alta em Portugal, José Figueiredo Pires Cardoso (Z´Figueiredo) emigrou para o Brasil pouco depois de completar 12 anos. Licenciou-se em Matemática e entre os 18 e os 28 anos ministrou aulas de Ciências Naturais, Física e Matemática. Desde jovem revelou grande interesse pelas artes plásticas. Começou a praticar a pintura até que, por volta dos 18 anos, descobriu a grande paixão da sua vida – a escultura. Entre os anos de 1974 e 1978 aprendeu com o escultor Gildo Zampol as técnicas clássicas dessa forma de expressão e aos 30 anos concluiu a obra “Os Orixás do Candomblé”, que deu origem ao enredo deste livro.

Ganhou prémios em diversas exposições. As suas obras, entre outros, compôem os acervos do Banco Itaú, do Hotel Quatro Rodas de Salvador, da Prefeitura de Hino Cho na província de Shiga, Japão e do Centro Cultural Watamuki, na mesma cidade japonesa. Ocupou o cargo de Secretário de Turismo de Embú das Artes, no Estado de São Paulo, e atuou como curador de exposições de importantes artistas Embuenses. Pela sua participação no universo artístico e cultural de Embú, em 16 de Maio de 2018 recebeu o título de “Cidadão Embuense”. A partir de 2014 iniciou-se na literatura, começando a escrever “A Saga de um Só”. Actualmente está na fase final da preparação do seu segundo romance, intitulado “Sementeira de Homens”.

Sobre a obra

Neste seu primeiro livro, Z´Figueiredo os presenteia com o relato de sua vida, fincado nas peripécias que involuntariamente sua obra “Os Orixás do Candomblé” foi protagonizando ao longo de décadas. (…) Em tempo de ,ilusões perdidas, o narrador nos leva a ver e saber o que foi sendo feito da sua criação, no jogo perverso e desigual contra as instituições. Que o leitor se deixe levar por essa extraordinária experiência de vida de um ser humano especial, ousado e criativo, que não se vergou ás potências da opressão, da intolerância nem das ambições oportunistas que quase, disse quase, abateram, de vez nosso narrador”.

Paulo de Tarso Cabral de Medeiros

(…) Esta obra é um permanente desafio à nossa capacidade de atenção a todas as vozes que dela se elevam. Ouçamo-las, então e com essa atenção profunda ouviremos as vozes de um coração puro, de uma alma limpa, de uma consciência em permanente busca de si mesma, de um despertar para visões superiores. Com tal atitude, o autor faz de nós leitores abençoados pela partilha de um exemplo de vida que só pode ter como consequência arrastar-nos aos seus elevados planos de sentimentos, de sensações e atitudes.

Ana M.Coutinho e Castro

Contactos com o autor e/ou marcação de entrevistas: TM 936 711 899

Data

21 Set 2022
Desde

Hora

19:00 - 20:30
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »