O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A Importância do Restauro - Do Jardim ao Ecossistema

A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema

Assistimos a um impacte crescente das alterações climáticas, à destruição anual de milhões de hectares
de floresta, e a uma generalizada degradação dos ecossistemas e perda da biodiversidade. Travar e reverter os seus efeitos e alcançar ganhos rápidos e em larga escala para a biodiversidade e mitigação e adaptação climática, exige a implementação de uma agenda ambiciosa de conservação e restauro dos ecossistemas – preservar e regenerar a floresta nativa, requalificar os cursos de água, recuperar as turfeiras e as zonas húmidas, travar e reverter o declínio da biodiversidade.

Os desafios do restauro são múltiplos e complexos, exigindo cada vez mais um esforço interdisciplinar, sem abdicar do conhecimento técnico e científico especializado, desenvolvimento tecnológico e leitura prospetiva. As leituras e as abordagens ao restauro do ecossistema ou de um Parque, são evidentemente distintas a vários níveis, mas há convergência no propósito e cada vez mais na transversalidade dos problemas na base da recuperação.

O Ciclo de Conversas “A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema”, resulta de uma parceria de
Serralves com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

Alinhamento

Abertura: Helena Freitas e Teresa Andresen

Moderação: Helena Freitas
Keynote speakers: Nuno Valentim e José Benayas

Notas Finais: Amélia Loução

José Benayas

Professor of Ecology at the University of Alcala. He completed his PhD at the Madrid Autonomus University in 1990; his Thesis was awarded by the University. He post-doced at the Northern Illinois University and at GeoEcoArc Research in the US when he held a Fulbright Scholarship. He has been working for the University of Alcala since 1994. His research focuses on the restoration of biodiversity and ecosystem services in agricultural landscapes. He currently leads a Master’s Program on Ecosystem Restoration. He founded with other colleagues from different countries in the world the International Foundation for Ecosystem Restoration intended to transfer academic knowledge to the society.

Nuno Valentim

Nuno Valentim (Porto, 1971) é Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP 1995), Mestre em Reabilitação do Património Edificado (FEUP 2007) e Doutor em Arquitectura na área do Projecto e Património Arquitectónico (FAUP 2016).
Tem atelier e prática independente de projecto desde 1994 e é Professor Associado na FAUP.
Foi membro da equipa de coordenação da comissão técnico-científica do projecto de investigação aplicada “RcR – Reabilitar como Regra” (Resolução do Conselho de Ministros, 2017/2019) e integra actualmente o projecto-teaming de investigação “BIOPOLIS”, aprovado pela Comissão Europeia, colaborando com o Cibio na produção de conhecimento a partir dos cruzamentos disciplinares entre biologia, paisagem, arquitetura e património.
Refira-se, entre os prémios e menções, o International Architecture Awards 2019 (projecto de reabilitação da Casa Andresen/Galeria da Biodiversidade do Jardim Botânico do Porto), o Prémio IHRU Nuno Teotónio Pereira 2018 (projecto de reabilitação dos Albergues Nocturnos do Porto) e o Prémio João de Almada 2014 (projecto de reabilitação do prédio de rendimento de 1925 de J. Marques da Silva na Rua Alexandre Braga). É autor do projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão no Porto.

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/18-mai-o-restauro-para-a-resiliencia/

A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema

Data

18 Mai 2023
Desde

Hora

21:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »