O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A ESTRADA

A ESTRADA

“A Estrada”

Embora Jack London tenha vivido entre 1876/1916, não podemos considerar a sua obra desatualizada ou fora de tempo. As suas questões permanecem não só relacionadas com o seu tempo político-económico e social mas também e sobretudo ligadas à questão da sobrevivência do indivíduo em qualquer enquadramento.

Não temos nós hoje, não teremos sempre, pessoas ou povos que por motivos vários deambulam errantes no mundo? Não atravessamos neste momento uma revolução tecnológica que por sua vez cria uma nova crise laboral? Não temos nós na atualidade vários eventos políticos e económicos que obrigam a uma fuga e corrida permanente para a subsistência?

Nas suas próprias palavras: “A exploração da mão-de-obra, os salários de miséria, as hordas de desempregados e a multidão sem-abrigo e sem casa é o espetáculo a que se assiste quando há mais homens do que trabalho.”

Esta contemporaneidade intrínseca na obra de Jack London obriga-nos a uma reflexão sobre o novo lugar do Homem no seu meio ambiente e levanta questões que nos permite considera-la significativa e contextualizada nos dias de hoje em qualquer parte do mundo. O homem que nasce e morre que procura o seu lugar, que foge a elementos opressores que o tentam restringir no caso a polícia, se nos abstivermos de uma leitura mais lata – que procura conquistar a sua liberdade e sustento, afinal, elementos primordiais da substância humana.

A ESTRADA – FÓRUM CULT. DE ERMESINDE

Data

25 - 27 Mar 2022
Desde

Hora

8:00

Localização

Fórum Cultural de Ermesinde
R. Fábrica da Cerâmica, 4445-428 Ermesinde
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »