O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A Décima na Casa da Música

A Décima na Casa da Música

A Décima na Casa da Música

Sábado 26 de setembro 2020 – 16:30 Casa da Música
Sala 2

Worten Digitópia

Pierre Henry A décima sinfonia de Beethoven

A décima sinfonia que Beethoven nunca escreveu foi imaginada por Pierre Henry, em 1979, a partir das nove que realmente formam o catálogo de sinfonias mais famoso da história. Compositor francês, Henry esteve na linha da frente das novas formas de expressão musical em meados do séc. XX – trabalhou com Pierre Schaeffer, pioneiro da electroacústica e da música concreta, e foi autor da primeira peça de música concreta a figurar num filme, no início dos anos 50. A sua influência é tal que já foi apelidado de “avô do techno”. Um concerto especial da Digitópia, a plataforma da Casa da Música dedicada à criação e difusão de música em suporte tecnológico.

Classificação etária: Maiores de 6 anos

 

A Décima na Casa da Música

 

Pierre Henry

Em 2008

Pierre Henry (Paris9 de dezembro de 1927 – Paris, 5 de julho de 2017[1]) foi um compositor francês, pioneiro da música eletroacústica.[2]

Entre 1949 e 1958, trabalhou no estúdio Club d’Essai da RTF, criado por Pierre Schaeffer. Durante este período, escreveu a peça Symphonie pour un homme seul (1950), em cooperação com Schaeffer; também compôs a primeira música concreta a aparecer em um filme comercial, Astrologie ou le miroir de la vie (1952). Henry também compôs para vários filmes e balés.

Sua obra mais conhecida é o álbum experimental Messe pour le temps présent (1967), em cooperação com o coreógrafo Maurice Béjart. Uma das músicas deste álbum, “Psyché Rock”, inspirou o tema do desenho animado Futurama[3] dando a entender que, para seu criador Matt Groening, a música eletroacústica seria a música do futuro.

 

[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

26 Set 2020
Desde
Casa da Música

Localização

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-casa-da-musica-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »