
À conversa com o fotógrafo Alfredo Cunha
No âmbito do ciclo de exposições Foto VC, está patente ao público, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a exposição fotográfica “A Máquina do Tempo”, de Alfredo Cunha. O autor estará à conversa com Valter Hugo Mãe, e com todos aqueles que desejarem conhecer melhor o seu trabalho, no próximo dia 7 de outubro, pelas 21h30.
Alfredo Cunha é um grande nome da fotografia, reconhecido a nível nacional e internacional e que já conta com 50 anos de carreira. Iniciou o seu percurso em 1970, em fotografia publicitária e comercial; no ano seguinte, estreou-se como fotojornalista no jornal Notícias da Amadora. Colaborou com os jornais O Século e O Século Ilustrado, com a revista Vida Mundial, com a Agência Noticiosa Portuguesa – ANOP e com as agências Notícias de Portugal e Lusa.
Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, e recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Entre muitos outros trabalhos, foi editor fotográfico no jornal Público, colaborou no programa televisivo Por Outro Lado, da RTP2, foi fotógrafo e editor do Jornal de Notícias e diretor fotográfico da Agência Global Imagens. Atualmente, trabalha como freelancer e desenvolve vários projetos editoriais.
Do seu percurso, destacam-se as séries de fotografias dedicadas ao 25 de Abril de 1974, à descolonização portuguesa em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Cabo Verde, ao PREC (Processo Revolucionário em Curso, 1974-1975), à queda de Nicolae Ceausescu, na Roménia (1989), e à Guerra do Iraque (2003).
À conversa com o fotógrafo Alfredo Cunha