O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

A Amiga da Onça — Patricia Saragüeta

A Amiga da Onça — Patricia Saragüeta

Ciência é Arte / Sexta-feira, 22 de julho, 19h

A Amiga da Onça — Patricia Saragüeta

A onça-pintada, ou jaguar, é um dos maiores felinos do mundo e uma das espécies mais emblemáticas das Américas. Este animal, que se situa no topo da cadeia alimentar, necessita de grandes áreas preservadas para sobreviver, atuando como indicador de qualidade ambiental. As crescentes alterações climáticas provocadas pela humanidade, a desflorestação e a caça furtiva têm consequências devastadoras para a vida selvagem, sendo a onça um dos muitos animais afetados, estando em perigo de extinção.

 

Num esforço por tentar preservar esta espécie, têm sido feitas tentativas em várias frentes, sendo uma delas a reprodução. É aqui que a cientista, poeta e artista Patricia Saragüeta contribui, através do estudo genético das onças, reconstruindo a sua história evolutiva. Num projeto maior, com a participação de especialistas de diferentes países, tem sido feito um esforço coletivo para encontrar novas ferramentas que, em última instância, contribuirão para a conservação desta espécie ameaçada.

 

Para além de investigadora, Saragüeta é poeta e artista, cruzando o mundo da ciência com o das artes e do pensamento. Na sessão da Galeria Energia, irá partilhar o trabalho que tem vindo a desenvolver em torno da onça-pintada, mas também refletir nos pontos de encontro entre essa realidade e o universo criativo.

Patricia Saragüeta é licenciada e doutorada em Química, investigadora na Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), cientista e artista plástica. É professora na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FCEyN UBA), em Buenos Aires, e em conjunto com a sua equipa, participa na criação do Banco de Recursos Genéticos de espécies nativas ameaçadas na América do Sul, mais recentemente, na sequenciação do genoma da Onça-pintada. No campo artístico, dedica-se à poesia e ao cruzamento entre arte e ciência. Em 2007, foi seleccionada para uma performance colaborativa com a artista visual americana Joan Jonas (EUA), por ocasião da sua exposição “Timelines: Transparencies in a Dark Room”, no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (Macba, 2007), e apresentou obras com os artistas Martin Bonadeo e Oliverio Duhalde em torno do trabalho do Nobel de Fisiologia Bernardo Houssay.

Local: Galeria da Biodiversidade (Rua do Campo Alegre, 1191)

Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento.

 

Reserva antecipada através do e-mail [email protected].

Créditos da imagem: Three transcription factors in search of the right enhancers. La Greca et al., eLife 2022;11:e66034 DOI: 10.7554/eLife.66034 Image by Maruki Nowaki

Data

22 Jul 2022
Desde

Hora

19:00

Localização

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Rua do Campo Alegre 1191, 4150-181 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »