O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

«40 anos depois História Local e Regional»

«40 anos depois: História Local e Regional»

Solar Condes de Resende

15h00 – 17h00

Na próxima sessão do Curso livre «40 anos depois: História Local e Regional», uma iniciativa da ASCR-Confraria Queirosiana, Luís Carlos Amaral (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) apresenta o tema «Estruturas de organização social, de ordenamento territorial e de exercício de poder: os municípios em Portugal, entre os séculos XI e XIV».

“Instrumentos maiores de intervenção régia e, pontualmente, senhorial, as cartas de foral conferiram enquadramento e consistência legais a múltiplas comunidades já implantadas no território que, a partir da concessão do respectivo diploma foraleiro, se constituíram em instituições concelhias ou municipais. Este processo, encetado no futuro espaço português ainda antes da constituição do reino, revelou-se decisivo na organização social do território e na própria definição e exercício do poder régio. A partir de D. Afonso Henriques (1128-1185) e até ao final do governo de D. Dinis (1279-1325), o país cobriu-se de municípios, que, para além das inevitáveis semelhanças, corporizaram cenários muito diversificados, resultantes não só de realidades locais e regionais distintas, mas também de um complexo enquadramento jurídico. Ao longo da presente sessão, procuraremos expor e explicar os elementos caracterizadores destas instituições fundamentais, bem como compreender o essencial da sua evolução na fase primordial da construção do reino de Portugal. Atenção particular será dada, igualmente, à apresentação das tendências mais recentes da investigação sobre os concelhos medievais portugueses.”

Sessão presencial ou por videoconferência; a frequência e o pagamento implicam inscrição prévia; para mais informações contactar [email protected].

Na imagem, Foral de Vila Nova de Rey, de 1288 – registo da Chancelaria de D. Dinis (IANTT, Chancelarias Régias, Chancelaria de D. Dinis, lv 1, fl. 239-241; imagem ref. PT-TT-CHR-C-001-0001_m0445).

Fonte: http://www.cm-gaia.pt/pt/eventos/40-anos-depois-historia-local-e-regional-2-2/

«40 anos depois: História Local e Regional»

Data

20 Jan 2024
Desde

Hora

15:00 - 17:00

Localização

Solar Condes de Resende
Trv. Condes de Resende, Vila Nova de Gaia, Canelas
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »