O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

ANIMAR 18

18.ª edição da ANIMAR

Celebrando um dos melhores anos de sempre do cinema de animação em Portugal, a 18.ª edição da ANIMAR propõe, a partir de 4 de março de 2023, um programa centrado no cinema de animação, que passa por uma exposição, visitas guiadas e oficinas temáticas na Solar – Galeria de Arte Cinemática, atividades que se estendem a sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde, no Auditório Municipal de Vila do Conde e nas escolas.

Este ano, tendo como ponto de partida os filmes ‘Os Demónios do Meu Avô’, de Nuno Beato; ‘O Casaco Rosa’, de Mónica Santos; ‘Garrano’, de Vasco Sá e David Doutel; ‘Sopa Fria’, de Marta Monteiro; ‘Nayola’, de José Miguel Ribeiro; e Slow Light, de Katarzyna Kijek, Przemysław Adamski; a ANIMAR 18 abre as portas a uma exposição que realça e apoia a divulgação dos filmes que, no seu conjunto, são já considerados o melhor ano do cinema de animação português de sempre, quer na presença em festivais ou em prémios conquistados, quer na histórica nomeação para os Óscares de uma curta de animação portuguesa.

A exposição integra dispositivos diversos, relacionados com a produção dos filmes, uns mais imaginativos, constituindo instalações artísticas e funcionando em paralelo aos filmes, outros de cariz mais documental, integrando vários dos objetos utilizados no processo de produção, como estudos de personagens, marionetas, cenários, adereços ou figurinos.

Para as escolas, estão preparadas 3 sessões de cinema, dirigidas a alunos de várias faixas etárias – ‘Best Of Animação Portuguesa 2022’, para maiores de 12 anos, ‘Nova Ficção Portuguesa’, também para maiores de 12 anos, e ‘Cinemini On Tour’, para maiores de 3 anos – e um conjunto de oficinas de stopmotion, pixilação e brinquedos óticos. ‘Os Demónios do Meu Avô’, em ante-estreia, e ‘Nayola’ são os filmes exibidos no Teatro Municipal de Vila do Conde, nas sessões de abertura e encerramento da ANIMAR, a 4 de março e 4 de junho, respetivamente.

O projeto ANIMAR, promovido pela Solar – Galeria de Arte Cinemática e dinamizado pelo Animar – Serviço Educativo da Curtas Metragens CRL, propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência participada. Resulta de uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, descodificação da imagem e mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar

. . . . . .

04.03.2023, 15:00 ANIMAR 18 | inauguração Solar – Galeria de Arte Cinemática

05.03.2023. 16:00 Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato | sessão de abertura Teatro Municipal de Vila do Conde

04.03.2023. 16:00 Nayola, de José Miguel Ribeiro | sessão de encerramento Teatro Municipal de Vila do Conde

. . . . . ANIMAR 18 | 04.03 — 04.06.2023 Seg.–Sáb., 14:00–18:30 Solar – Galeria de Arte Cinemática solar.curtas.pt

Data

04 Mar 2023
Desde

Hora

15:00

Localização

Vila do Conde
Vila do Conde
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »