O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Último Outono de Amadeu Baptista com fotografias de Manuela Mendes Ribeiro

“Último Outono” de Amadeu Baptista com fotografias de Manuela Mendes Ribeiro

“Último Outono” – poemas de Amadeu Baptista, com 30 fotografias de Maria Manuela Mendes Ribeiro

A sessão de apresentação decorre no dia 2 de fevereiro, às 18h30, com Mário Cláudio.

 

SINOPSE

Uma explosão de cor varre a madrugada com pássaros estonteados, cânticos ao encontro do céu queimado, folhas nómadas que dançam, deixam a noite espessa alumbrada de ocultos rubis, esmeraldas, turmalinas, sob o lume das estrelas. E tudo se transfigura em beleza passageira, em nostalgia, como se no cais um barco partisse até ficar um ponto indistinto.

 

NOTAS BIOGRÁFICAS

Amadeu Baptista. Nasceu no Porto, a 6 de Maio de 1953. Publicou o seu primeiro livro, As Passagens Secretas, em 1982. Dos mais de quarenta livros de poesia publicados entretanto destaca: Poemas de Caravaggio, Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire, 2007 e Prémio Literário João Lúcio, 2008; Açougue, Prémio Espiral Maior, Espanha, 2008 e Um Pouco Acima da Miséria. Prémio de Poesia Cidade de Ourense, Espanha, 2013 e Um Dia na Eternidade, 2021. Publicou em 2017 uma larga Antologia que comemora os seus 35 anos de actividade literária, Caudal de Relâmpagos. Tem no prelo um novo livro de poesia, Escrito na Grécia, recentemente galardoado com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, 2021.Títulos mais recentes: Um Dia na Eternidade, 2021 e Luz Possível, também de 2021.Alguns dos seus livros infanto-juvenis foram incluídos no Plano Nacional de Leitura. Colaboração dispersa em jornais, revistas, livros colectivos e antologias nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, E.U.A., Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo, México, Portugal, Roménia e Uruguai. Alguns dos seus poemas foram traduzidos para alemão, castelhano, catalão, croata, francês, grego, hebraico, inglês, italiano, mandarim e romeno. É tradutor de poetas espanhóis, gregos e escandinavos – destes últimos, publicou até agora três antologias, Pelos Nossos Corações Passa a Linha de Fogo – Antologia de Poesia Islandesa, 2020 e O Destino da Árvore é Transformar-se em Papel – Antologia de Poesia Sueca, 2021 e O Mundo Adormecido Espera Impaciente – Antologia de Poesia Finlandesa, 2021

Maria Manuela Mendes Ribeiro Nasceu em Penafiel em 1941. Os seus anos de formação decorreram entre Portugal, Angola, Açores, Moçambique e África do Sul. Graduou-se com o curso do Piman’s e College of Careers, na Cidade de Pretoria. Desenvolveu a sua actividade profissional como tradutora e intérprete. Na área da fotografia tem-se dedicado à paisagem, ao retrato, à fotografia de rua e aos temas da Natureza, com participação em várias exposições colectivas. Reside actualmente no Porto.

“Último Outono” de Amadeu Baptista com fotografias de Manuela Mendes Ribeiro

Data

02 Fev 2023
Desde

Hora

18:30

Localização

MIRA FORUM
MIRA FORUM
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »