![Sete Anos de Pouca Sorte](https://agendaculturalporto.org/wp-content/uploads/2024/02/Sete-Anos-de-Pouca-Sorte.jpeg)
Sete Anos de Pouca Sorte
Primeira sessão do ciclo dedicado à experiência de Manoel de Oliveira enquanto espetador de cinema, com filmes e autores que marcaram o seu percurso nas salas de cinema.
Seven Years Bad Luck | Sete Anos de Pouca Sorte
Max Linder | USA | 1921 | 74’
Max Linder foi um dos protagonistas do género burlesco na era do mudo, a par de figuras como Harold Lloyd, Buster Keaton ou Charles Chaplin. Sete Anos de Pouca Sorte é uma das obras mais importantes da sua extensa filmografia, sendo também um dos melhores exemplos do potencial cómico de Max (personagem homónima e alter-ego de Linder). Acordando ainda ressacado da sua festa de despedida de solteiro, Max parte inadvertidamente o espelho do quarto. Este incidente desperta a superstição de Max que, temendo os sete anos de azar, tenta por todas as vias evitar possíveis perigos. Mas quanto mais procura desviar-se de possíveis azares, mais acidentes provoca, pondo em risco o noivado e acabando perseguido pela polícia.
Max Linder é, conjuntamente com os irmãos Lumière e Georges Méliès, um dos primeiros realizadores que marcaram a juventude de Manoel de Oliveira, sendo igualmente por ele considerado um dos pioneiros daquilo que viriam a ser as três orientações fundamentais da expressão cinematográfica: “Afinal, com a exceção de Louis Lumière com o realismo cinematográfico, Georges Méliès com a magia cinematográfica e a expressão do cómico cinematográfico que nos deu Max Linder – sendo certo que todas as sucessivas expressões cinematográficas se baseiam nessas três figuras – todos os realizadores que vieram depois, consciente ou inconscientemente, sempre tiraram ensinamentos uns dos outros desde o início desta sétima arte e fizeram escola até aos dias de hoje. Somos uns discípulos dos outros.” (Manoel de Oliveira, Ditos e Escritos)
Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/0402-filmeespetadorsete-anos-de-pouca-sorte/
Sete Anos de Pouca Sorte