O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Católica promove debate sobre a importância de (re)pensar os processos patrimoniais face aos desafios contemporâneos da conservação de bens culturais

Fomentar o debate sobre os rumos futuros da investigação em património e conservação e restauro, através de perspetivas emergentes e da exploração de um conjunto diversificado de práticas, teorias e abordagens. Estes são os grandes objetivos da conferência EPoCH 2025: Emerging Perspectives on Conservation and Heritage, que é organizada anualmente pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. O evento começa hoje e decorre até 29 de março, no Auditório Ilídio Pinho, e conta com a presença de oradores de relevo internacional: Dean Sully (da University College London’s Institute of Archaeology) que irá falar sobre “Beyond People Centred Approaches to the Conservation of Heritage”, assim como de Eric Gable (da University of Mary Washington) que falará sobre “Heritage as Erasure”.

 

Sob o mote “Comunicação e Participação”, a EPoCH 2025 destaca a importância destas duas dimensões no campo da conservação e do património. No trinómio produção – conservação – fruição de bens culturais, diversas comunidades são chamadas a contribuir, incluindo criadores, investigadores, conservadores, tutela e público. Esta multiplicidade de perspetivas torna a comunicação e a participação fundamentais para a sustentabilidade das decisões.

A conferência vai permitir refletir sobre a importância de (re)pensar os processos patrimoniais, sobretudo perante os desafios contemporâneos que a conservação de bens culturais enfrenta. Entre os tópicos em debate, destacam-se: o alargamento do conceito de bem cultural, incluindo o “dark heritage” e o património vivo; o impacto do turismo e a sua articulação com outros usos e vivências; o decolonialismo e a restituição de bens culturais; o uso de bens culturais em ações de protesto; a conservação de patrimónios difíceis, contestados ou dissonantes.

Que estratégias de comunicação tem seguido a conservação e o património? Como envolver as comunidades em todas as etapas de valorização patrimonial? Como garantir a sustentabilidade das tomadas de decisão? Que boas práticas podem servir de exemplo? Estas são algumas das questões centrais que serão exploradas.

 

A realização deste evento é para nós um passo natural alicerçado na relação entre a investigação e a formação de excelência na área de conservação e restauro, com cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, formando profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios do património cultural,” refere Patrícia Moreira, vice-diretora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

A conferência EPoCH – Emerging Perspectives on Conservation and Heritage, decorre de 27 a 29 de março no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Mais informação:

https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/art-center/conferencias/epoch-2025-emerging-perspectives-conservation-and-heritage/sobre

Data

27 - 29 Mar 2025
Desde

Hora

9:30 - 18:00

Localização

Auditório Ilídio Pinho (Universidade Católica Portuguesa, Porto)
Rua de Diogo Botelho, 1327 4169-005 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »