Porto Eleito “Best of the World 2021”

Eleição pela National Geographic UK

O Porto está em 1.º lugar no “Best of the World 2021” da National Geographic UK, como destino incontornável para os amantes de História e Cultura.

Os azulejos da Capela das Almas não enganam. A foto de capa do artigo online da consagrada National Geographic, denuncia a escolha dos editores do Reino Unido, convocados a decidir, juntamente com os editores de todo o mundo da revista de viagens, quais os melhores destinos para o próximo ano, subdivididos em vários temas de interesse.

À cidade do Porto conferem o lugar cimeiro da lista referente às viagens que aportam conhecimento, já que a associam a uma experiência rica em história e cultura, impulsionada por uma aposta das companhias áreas low cost. “A introdução de voos de baixo custo levou o Porto a subir nos rankings de city break [escapadela urbana] nos últimos anos”.

Sublinhando o acentuado declive do Centro Histórico, que reserva “descobertas surpreendentes”, como “miradouros escondidos entre ruas íngremes e estreitas”, o grupo de jornalistas não deixa de referenciar a beira-rio e a mundialmente famosa Ribeira, um dos berços da Época dos Descobrimentos.

Ali perto, o Palácio da Bolsa, “tão glamoroso quanto pode ser um edifício da Câmara de Comércio”, sede da Associação Comercial do Porto. A poucos passos também, é mencionada a Casa do Infante, espaço municipal que integra o Museu da Cidade. A publicação faz ainda jus ao simbolismo do lugar. “Dizem que nasceu aqui um titã dos Descobrimentos portugueses, o Infante D. Henrique, O Navegador, e a exposição permanente no seu interior narra como as aventuras do século XV levaram Portugal a conquistar territórios rentáveis na Ásia, África e América do Sul”.

Volvidos séculos de história, os editores atentam que há um novo motivo para visitar o Porto. Do outro lado do Douro, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, onde se erguem as caves do Vinho do Porto, reduto incontornável para quem visita a cidade, há um World of Wine (Mundo do Vinho) para descobrir.

“Situado dentro de antigos armazéns, é um empreendimento muito maior do que um simples museu do vinho. Na verdade, existem seis museus autónomos – cobrindo o universo do chocolate, moda, cortiça, recipientes para bebidas e a história da cidade, bem como a do Vinho do Porto – além de espaços de restauração, comércio e uma escola de vinho”, pode ler-se.

A cidade do Porto lidera o ranking das sugestões da National Geographic para os melhores sítios a visitar com História e Cultura, num top oito que apresenta Conventry, no Reino Unido (2.º); Guam, nos EUA (3.º); Vitoria-Gasteiz, Spain (4.º); Tulsa, Oklahoma, USA (5.º); Tonglu, China (6.º); Pueblo Nations, New Mexico, USA (7.º) e Gyeongju, South Korea (8.º).

Além desta categoria, a lista completa do “Best of the World 2021” inclui um ranking para destinos onde “sustentabilidade” é palavra de ordem, as melhores viagens para os amantes da natureza e vida selvagem, os locais mais propícios à aventura ou ainda os lugares mais convidativos a umas férias em família.

Nesta lista, o Porto é a única cidade portuguesa recomendada entre as 35 seleccionadas pela National Geographic UK para visitar em 2021.

Porto Eleito “Best of the World 2021”

Newsletter

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)
música ao vivo
Onde ouvir Jazz & Blues no Porto
Agenda Cultural do Porto
Eventos no Porto Hoje!
Eventos Nocturnos
O que fazer hoje a Noite no Porto
para miúdos e graúdos
Agenda Infantil do Porto
previous arrow
next arrow
Slider

Agenda Cultural do Porto

Porto Eleito “Best of the World 2021”