Porto: a Entrada para o Mundo

Um livro de Neill Lochery

Neill Lochery lança o livro “Porto, a Entrada para o Mundo” onde demonstra porque a Invicta é uma cidade que une a vertente comercial à cultural, mas que se orgulha das suas raízes históricas e ligações com o resto do mundo.

O ponto de partida para uma leitura atenta deste livro pode muito bem ser a sinopse, onde se lê “Porto, a Entrada para o Mundo” como “um vibrante centro comercial e cultural, que se orgulha das suas ligações históricas com o mundo exterior”.

Lochery confessa que apesar de ter escrito muito sobre Lisboa, se apercebeu da importância da cidade do Porto enquanto fazia investigações para livros anteriores, especialmente no que diz respeito ao Liberalismo. A pesquisa para este livro, agora lançado, teve início há dois anos em Inglaterra e depois já em Portugal para “aprofundar conhecimento” sobre as guerras liberais e absolutistas entre D. Pedro e D. Miguel.

Um dos aspetos mais marcantes do livro que agora foi publicado e que “marca a personalidade do Porto”, foi a guerra entre aqueles dois monarcas que tinham entendimentos diferentes sobre o exercício do poder, e que demonstra “a noção de resiliência dos portuenses, da sua necessidade de sobrevivência durante o cerco da cidade (1832-1833)”.

Apesar de Portugal ser um país cuja dimensão geográfica não é muito extensa, Lochery considera que portuenses e lisboetas “são diferentes”; para o autor, “as pessoas do Porto estão mais comprometidas com o resto do país, ao passo que em Lisboa são mais centradas nelas próprias e na cidade” e acrescenta que “isso explica muito o centralismo do país”. Fenómeno que surpreendeu Lochery, porque “não vejo pessoas no Porto a tentar declarar a independência da cidade e da região”.
Porto cosmopolita

sinopse

“UMA DAS CIDADES MAIS ANTIGAS DA EUROPA, o Porto ficou conhecido em todo o mundo graças ao seu maravilhoso vinho. Elevando-se das íngremes encostas do Douro – o rio do ouro – com pitorescas praças, igrejas e casas com fachadas de azulejos coloridos, o seu antigo nome Portucale está na origem do nome do nosso país: Portugal. Hoje em dia, o Porto é um vibrante centro comercial e cultural, que se orgulha das suas ligações históricas com o mundo exterior.


Uma leitura essencial de um dos escritores mais famosos que escreve sobre Portugal, Porto: A Entrada para o Mundo utiliza os belos edifícios e pontos de referência em toda a cidade para conduzir o leitor numa viagem por toda a sua riqueza histórica desde as suas origens até à era moderna.

Neill Lochery

Neill Lochery é autor de mais de uma dúzia de livros aclamados pela crítica, incluindo Portugal – Saído das Sombras da Revolução de 1974 até ao Presente, bem como Brasil – A Segunda Guerra Mundial e a Construção do Brasil Moderno e o bestseller internacional Lisboa – A Guerra das Sombras na Cidade da Luz 1939-1945. Neill Lochery é Professor de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo na University College London. Participa em numerosas palestras por todo o mundo, é comentador regular em assuntos internacionais e tem inúmeras publicações na imprensa internacional, incluindo o Wall Street Journal.

Porto: a Entrada para o Mundo

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)
O que fazer hoje a Noite no Porto…Os melhores bares, Discotecas, festas temáticas, Agenda Lgbt Porto e muito mais…
Rui Pina retrata a monarquia e a plebe da Invicta. Como um antropólogo do contemporâneo consegue captar as essências, as armaduras, os anseios, os perfumes, as dores e as angustias (…)
10 ebooks e 13 sites onde pode descarregar milhares de livros gratuitamente.
música ao vivo
Onde ouvir Jazz & Blues no Porto
Agenda Cultural do Porto
Eventos no Porto Hoje!
Eventos Nocturnos
O que fazer hoje a Noite no Porto
para miúdos e graúdos
Agenda Infantil do Porto
previous arrow
next arrow
Slider

Agenda Cultural do Porto

Porto: a Entrada para o Mundo