Mercado de Inverno

Exposição Colectiva de Fotografia

Durante a quarentena foram muitos os artistas que passaram dificuldades e o apoio a cultura foi deixada um pouco para trás.  Com o intuito de apoiar a arte e a cultura e ao mesmo tempo mostrar os talentos jovens existentes, a Olisipo Fórum apresenta uma exposição colectiva de fotografia digital, intitulada de Mercado de Inverno.
 
Foram selecionados fotógrafos de Norte a Sul e juntadas algumas das suas obras fotográficas. Dando origem a um espaço de exposição digital, onde se apoia a venda de fotografias em A3 a partir de 35€, de fotógrafos como Raquel Belli, João Falcão,  David Pires, Henrique Isidoro, Yoan Guerreiro entre outros. 
 

A exposição teve a sua inauguração no passado dia 19 de Dezembro e vai decorrer durante o Inverno, daí o nome “Mercado de Inverno”. 

Apresentação:

Vivemos momentos conturbados, tudo devido a um vírus desconhecido que nos cria receios, dúvidas e imobilismo. Mas também podemos encarar estes momentos como algo que nos leva a redescobrir novas ideias, iniciativas, e até novos momentos criativos que, anteriormente na nossa zona de conforto, não nos passava pela cabeça.

Vem este pensamento a propósito da iniciativa que a Olisipo Fórum lançou ao criar uma exposição de fotografia on-line. As restrições de movimento à livre circulação por motivos sanitários, foram o mote para avançar para uma iniciativa inovadora, a exposição on-line, que vai ao encontro do combate ao imobilismo e abre espaço à apresentação de uma expressão de arte que é a fotografia.

A fotografia, nas suas múltiplas variantes, é hoje consensualmente reconhecida como uma expressão de arte e, para tema da presente exposição, escolhemos aquela que mais gente a associa, a fotografia de paisagem.

Grandes mestres da fotografia tornaram-se conhecidos exactamente nesta variante da paisagem, como Ansel Adams, ou mais recentemente Michael Kenna.

A escolha deste tema serve também para irmos um pouco mais fundo na apreciação da fotografia de paisagem, irmos além da imagem ‘bonitinha’ e descobrirmos o que o fotografo nos quer transmitir na sua foto.

Para melhor entender a fotografia de paisagem, deixo-vos com a seguinte citação do fotógrafo de paisagem Yann-Arthus Bertrand:

”Fotografar uma paisagem é como fotografar um rosto: há sempre uma história por trás do que, à partida, parece ser apenas bonito”

 
Podem encontrar a Exposição colectiva de fotografia no site da Olisipo Forum: 

https://olisipo-forum.pt/mercado-de-inverno/.

Águas calmas / Duarte Rebelo

A OLISIPO FORUM é uma associação que promove a formação, desenvolvimento pessoal e social em contextos intergeracionais e interculturais, a promoção de eventos, a investigação e consultoria nos domínios da educação, cultura, saúde e lazer.

Mercado de Inverno | Exposição Colectiva de Fotografia

Newsletter

Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)

Tours no Douro

Disfrute de um cruzeiro panorâmico pelo Douro. Visite as Adegas  Navegue pelo rio Douro ao longo da rota dos antigos Barcos Rabelos.
Aqui pode encontrar as melhores casas de fado da cidade. Espectáculos de fado (Segunda a Domingo)
música ao vivo
Onde ouvir Jazz & Blues no Porto
Agenda Cultural do Porto
Eventos no Porto Hoje!
Eventos Nocturnos
O que fazer hoje a Noite no Porto
para miúdos e graúdos
Agenda Infantil do Porto
previous arrow
next arrow
Slider

Agenda Cultural do Porto

Mercado de Inverno | Exposição Colectiva de Fotografia