O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Jardins do Palácio de Cristal - Porto

Uma das melhores vistas para o Douro

Os Jardins do Palácio de Cristal incluem o chamado Jardim Emílio David que possui belos exemplares de rododendros, camélias, araucárias, ginkgos e faias, para além de fontes e estátuas alegóricas às estações do ano.

Avenida das Tílias constitui o eixo mais marcante deste parque e está ladeada pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett (onde se situa a Galeria do Palácio), pela Concha Acústica e pela Capela de Carlos Alberto da Sardenha (edificada em 1849 pela princesa de Montléart). Perto situam-se um restaurante e uma esplanada com vista para o lago. Nesta avenida e noutros locais encontram-se estratégicos miradouros que proporcionam vistas panorâmicas do rio Douro e da cidade. É ao fundo desta avenida que encontramos a capela que a princesa de Montléart mandou erguer em homenagem ao seu irmão, o Rei Carlos Alberto.

Os jardins temáticos estão também representados, nomeadamente pelo Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas (inaugurado em 2009) e ainda o Jardim dos Sentimentos (inaugurado em 2007), onde se encontra a estátua Dor de Teixeira Lopes. Outros espaços aprazíveis são o Bosque, a Avenida dos Castanheiros-da-Índia e o Jardim do Roseiral que está enriquecido com significativos elementos do património artístico da cidade. Nas proximidades surgem sete magníficos exemplares de palmeiras da Califórnia.

Contíguos aos Jardins do Palácio de Cristal estão o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto, ambos na Quinta da Macieirinha. Muito próximo encontra-se, também, a Quinta Tait, com jardins recheados de colecções de rosas, camélias, brincos-de-princesa e um majestoso Liriodendrum tulipifera que circundam a Casa Tait, onde funciona um Gabinete de Numismática.

Acessível a pessoas com limitação Física - acesso gratuito

Mapa dos Jardins do Palácio de Cristal no Porto

Mapa do Jardim do Palácio de Cristal Porto
Jardim do Palácio de Cristal Roseiral by Miguel Aguiar
Jardim do Palácio de Cristal Roseiral by Miguel Aguiar

Informações de Interesse

Flora:

O Jardim do Palácio de Cristal é o lar de uma variedade deslumbrante de árvores e flores que contribuem para a sua beleza única. Entre as espécies de árvores que aqui podemos encontrar, destacam-se o Tulipeiro da Virgínia (Liriodendron tulipifera), o Acer (Acer negundo), a Tília (Cordata, Platyphyllos e Tomentosa), as Camélias, a Magnólia (Magnolia grandiflora), o Metrosidero (Metrosidero excelsa), a Palmeira (Washingtonia Robusta) e a Araucaria (Araucaria Heterophyilla).

Árvores Classificadas: Dentro deste espetacular jardim, algumas árvores são de particular destaque, como o Tulipeiro da Virgínia (Liriodendron tulipifera) localizado na Casa Tait.

Árvores em Processo de Classificação: Outras árvores notáveis que estão em vias de serem oficialmente classificadas incluem a Palmeira (Washingtonia Robusta) e o Metrosidero (Metrosidero excelsa), situado junto à Biblioteca Almeida Garrett.

Além dessas, podemos apreciar o Tulipeiro da Virgínia (Liriodendron tulipifera), a Magnólia (Magnolia grandiflora) e o Núcleo de Camélias na Casa Tait, bem como o Plátano (Platano acerifolia) na Quinta da Macieirinha.

Arquitetura:

Capela Carlos Alberto: A Capela Carlos Alberto, construída em memória do Rei Carlos Alberto da Sardenha (1798-1849), é uma jóia arquitetónica do Jardim do Palácio de Cristal. Foi mandada construir pela Princesa Frederica Augusta de Montléart e inaugurada em dezembro de 1861. Localizada onde antes existiu a Torre da Marca, esta capela testemunha a rica história deste local, especialmente após a derrota na Batalha de Novara, em março do mesmo ano.

Palácio de Cristal: O majestoso Palácio de Cristal foi construído para sediar a Exposição Internacional do Porto, inaugurada em 18 de setembro de 1865. Este impressionante edifício, inspirado no Crystal Palace de Londres, é uma das obras mais emblemáticas da arquitetura em ferro em Portugal. Projetado pelo inglês Thomas Dillen Jones, o Palácio de Cristal tinha 150 metros de comprimento, 72 metros de largura e dividiu-se em 3 naves, com a central atingindo cerca de 19 metros de altura e 25 metros de largura.

Pavilhão Rosa Mota: O Pavilhão Rosa Mota, projetado pelo arquiteto Carlos Loureiro (1925), foi construído no mesmo local onde o Palácio de Cristal foi demolido em 1951. Este pavilhão, com a sua distintiva forma de meia calote esférica, foi concebido para atender às necessidades do Campeonato de Hóquei em Patins de 1952 na cidade do Porto.

Jardim do Palácio de Cristal Estátuta Roseiral by Miguel Aguiar
Jardim do Palácio de Cristal Estátuta Roseiral by Miguel Aguiar

Agenda Palácio de Cristal:

Abril 2024
Maio 2024
Julho 2024
Outubro 2024
Novembro 2024
Dezembro 2024
No event found!

Como chegar:

Localização

Rua de D. Manuel II, 4050-346 Porto

Hórario

Inverno (1out./30mar.): 8:00H/19:00H Verão (1abr./30set.): 8:00H/21:00H

Jardins do Palácio de Cristal

Parque Biológico de Gaia 5

Parque Biológico de Gaia

Parques e Jardins

Parque Biológico de Gaia consiste numa área agro-florestal deste concelho, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem.
Quinta de Villar d´Allen

Quinta de Villar d´Allen

História & arquitectura
A Quinta de Villar d’Allen é no Porto o último exemplo vivo das propriedades da burguesia do séc. XIX
Porto romantico dias dos namorados

Jardim do Morro - Miradouro

Jardins no Porto

Jardim do Morro – Miradouro em Vila Nova de Gaia – Relaxe e estenda a toalha enquanto aprecia um fabuloso Pôr do Sol com vista para Porto
Jardim do Passeio das Virtudes

Jardim do Passeio das Virtudes

Jardins no Porto

Jardim do Passeio das Virtudes é um dos miradouros mais conhecidos para combinar um Pôr-do-sol com vista para Rio Douro
Fica a par das novidades!

Jardins do Palácio de Cristal

Horários | Localização - Palácio de Cristal Porto

Translate »