O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Sete Anos de Pouca Sorte

Sete Anos de Pouca Sorte

Primeira sessão do ciclo dedicado à experiência de Manoel de Oliveira enquanto espetador de cinema, com filmes e autores que marcaram o seu percurso nas salas de cinema.

Seven Years Bad Luck | Sete Anos de Pouca Sorte

Max Linder | USA | 1921 | 74’

Max Linder foi um dos protagonistas do género burlesco na era do mudo, a par de figuras como Harold Lloyd, Buster Keaton ou Charles Chaplin. Sete Anos de Pouca Sorte é uma das obras mais importantes da sua extensa filmografia, sendo também um dos melhores exemplos do potencial cómico de Max (personagem homónima e alter-ego de Linder). Acordando ainda ressacado da sua festa de despedida de solteiro, Max parte inadvertidamente o espelho do quarto. Este incidente desperta a superstição de Max que, temendo os sete anos de azar, tenta por todas as vias evitar possíveis perigos. Mas quanto mais procura desviar-se de possíveis azares, mais acidentes provoca, pondo em risco o noivado e acabando perseguido pela polícia.

Max Linder é, conjuntamente com os irmãos Lumière e Georges Méliès, um dos primeiros realizadores que marcaram a juventude de Manoel de Oliveira, sendo igualmente por ele considerado um dos pioneiros daquilo que viriam a ser as três orientações fundamentais da expressão cinematográfica: “Afinal, com a exceção de Louis Lumière com o realismo cinematográfico, Georges Méliès com a magia cinematográfica e a expressão do cómico cinematográfico que nos deu Max Linder – sendo certo que todas as sucessivas expressões cinematográficas se baseiam nessas três figuras – todos os realizadores que vieram depois, consciente ou inconscientemente, sempre tiraram ensinamentos uns dos outros desde o início desta sétima arte e fizeram escola até aos dias de hoje. Somos uns discípulos dos outros.” (Manoel de Oliveira, Ditos e Escritos)

Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/0402-filmeespetadorsete-anos-de-pouca-sorte/

Sete Anos de Pouca Sorte

Data

04 Fev 2024
Desde

Hora

17:00
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »