
Há Gente na Via Volume 2, livro de artista de Carla Filipe
Sábado, 29 de novembro, às 16h, na livraria Circo de Ideias, no Porto, é lançado o segundo volume do livro Há Gente Na Via, de Carla Filipe. É dedicado à arquitetura, jardins e hortas, composto por fotografia e texto e tem como foco principal o universo dos caminhos-de-ferro portugueses, partindo de um arquivo fotográfico da autoria de Carla Filipe, constituído entre 2005 e 2025. Com o cunho Editorial Concreta, o projeto conta com o apoio do programa Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M. S.A..
Com textos de Ana Rute Faísca (“Na Trama da Exceção Ferroviária”) e Vincent Katz (“Poemas da Estação para Carla Filipe”), o design do livro é de Carla Filipe e Gonçalo Sena.
Retirada do vocabulário de ferroviários, a expressão “há gente na via” era entendida como um sinal de alerta, uma forma de garantir a segurança da linha do comboio. Proteger a via-férrea é mantê-la livre para a circulação de comboios, evitando acidentes ou atrasos na circulação. Atualmente, a circulação pedonal está circunscrita a um número muito reduzido de vias ferroviárias, com o acesso à linha-férrea progressivamente limitado por um sistema de segurança constituído por pontes, túneis e sinalética que minimizam a possibilidade de proximidade.
O primeiro volume Há Gente na Via foi publicado em 2022, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP, numa coleção em formato de livro de artista.

