
DESPOJOS de GUERRA, COM LEONEL DE CASTRO
Fotojornalista associado de longa data do Jornal de Notícias e do seu grupo jornalístico (incluindo títulos como Notícias Magazine, Volta ao Mundo, Evasões, Diário de Notícias e O Jogo). Leonel de Castro conquistou vários prémios e distinções ao longo da sua carreira, nomeadamente, Poy – Pictures of the Year International, os prémios Visão, o Prémio Fuji Fotojornalismo Portugal, o prémio Estação Imagem, os prémios da Society for News Design, e ainda o prémio Pacheco de Miranda para reportagens fotográficas desenvolvidas em Timor-Leste, África do Sul, e E.U.A.
As suas obras têm sido apresentadas em várias exposições individuais e coletivas, e em publicações como Pare, Escute, Olhe (Civilização Editora), Minhotos de Pele Salgada (publicação Estação Imagem), Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa (Estação Imagem) e Um Território Musealizado – Museu da Memória Rural.
O seu mais recente ensaio documental em execução desde 2020, DESPOJOS de GUERRA, conta-nos histórias dos ex-combatentes portugueses e africanos feridos com gravidade em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau durante a fatídica guerra colonial (1961-1974). Este projecto recebeu várias distinções desde a sua génese, dois prémios da Estação Imagem 2021 e 2022, Prémio de Excelência – POY ( Pictures Of the Year) e SPA – Sociedade Portuguesa de Autores como Melhor Trabalho de Fotografia de 2023.